Organização
20 set 2012

10 cuidados especiais com suas roupas

Você já saiu de casa e percebeu que o seu casaco estava tomado por fiapos? E sua blusinha linda e com furo… debaixo do braço! Para não ter imprevistos e nem perder a roupa favorita, elas merecem cuidados especiais. O cuidado apropriado prolonga a vida da sua roupinha e conserva a boa aparência delas. Veja as dicas para cuidá-las com muito carinho:
 
1- Areje as roupas antes de guardá-las. Não guarde a roupa que acabou de tirar de volta no armário. Deixe-a pendurada do lado de fora da porta para tomar ar antes de devolvê-la ao armário. Uma arejada alisará os amassados e também vai acabar com a umidade e os odores, diminuindo a frequência das caras lavagens a seco.
2- Dê adeus aos cabides de arame. Os cabides que vêm de brinde da lavanderia são péssimos para suas roupas (pra mim eles chamados de cabides do mal). Suas extremidades deformam as mangas das blusas forçando o tecido, e as pontas do arame desfiam a trama de tecidos delicados. O arame fino faz vincos nos ombros e não aguenta as roupas mais pesadas. Para escolher o cabide correto, leia o link: “Como escolher o cabide ideal”.
3- Cuidado ao pendurar. Não pendure no cabide blusas ou casacos de lã para não deformá-los.
4- Vista-se seca.Desodorantes, cremes, loções para a pele e perfumes são ótimos para o corpo (eu adoro todos), mas cuidado, pois as substâncias químicas usadas em cosméticos podem danificar a fibra dos tecidos. Espere estar seca antes de se vestir e nunca aplique perfumes diretamente na roupa.
5- Cuide logo das manchas. Manchas são mais difíceis ou impossíveis de remover quando se fixam. Lave a mancha quando ocorrer ou mande pra lavanderia o mais depressa possível para não perder a roupa de vez.
6- Tire o pó…das roupas. Além de ser feio, poeira e fiapos são abrasivos e podem danificar as fibras. Use um rolo adesivo para tirar os fiapos ou use uma escova própria para roupas.
7- Conserte logo. Conserte pequenos rasgos rapidamente antes que eles virem gigantes. Alguns pontinhos numa bainha que começa a soltar impedirão que ela se desfaça.
8- Desentulhe. Além do desleixo, o armário muito cheio também estraga as roupas. As peças muito apertadas amarrotam sem necessidade. E a umidade e os odores se fixam no tecido. Deixe espaço para as roupas respirarem dentro do armário para preservá-las.
9- Acabe com a umidade. Em climas úmidos, as roupas no armário viram um terror. A umidade do ar se deposita nas peças e cria bolor, e o espaço fechado aumenta o efeito destrutivo. Resultado: cheiro de mofo e roupas danificadas. Adquira produtos desumidificadores para secar o interior do armário e proteger suas roupas (são recipientes de plástico com cristais que absorvem a umidade e pode ser colocados num canto onde consomem a umidade em excesso- a venda em mercados).
10- Evite insetos. Traças e outros insetos adoram o espaço fechado do guarda- roupa e atacam fibras naturais como lã e algodão. Mantenha-os longe pedaços de cedro. No armário, o cedro tem a propriedade de repelir estes insetos.
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
3 comentários em “10 cuidados especiais com suas roupas”
  1. Lá na Casa de Mainha20/09/12 • 11h07

    Oi Rafaela!
    Meu problema atual é trabalhar o desapego, já até comentei em outro post seu. Para assim, resolver as questões 8, 9 e 10 desse post. Onde conseguir cedro?
    bjo

    Nena Lira

    • Rafaela Oliveira20/09/12 • 16h51

      Oi Nena tudo bem? Faça um pouco de cada vez para não desanimar e não desista jamais rs!Qualquer dúvida é só dar um tok que eu te ajudo. Eu já vi para vender no site da Oz (www.lojaoz.com.br), mas é só digitar na net que você encontrará outras opções de compra. Bjinhos e seu blog está lindo!

  2. nIvia da costa10/02/16 • 16h33

    Olá.Tenho um sítio na na serra e a casa fica a semana fechada .Tudo mofa dentro dos armários inclusive os mesmos por fora. Uso os desumidificadores que vc mencionou mas não evitam o mofo e o cheiro dentro dos armários tds: cozinha, quarto, banheiros. Existe algum outro produto para controlar isso Odeio este cheiro de mofo, costumo abrir para ventilar e o sol entrar mas não resolve100%.A casa tem paredes duplas em tijolo a vista e não deveria entrar tanta umidade. Ah tem muuuuitas árvores ao redor.Obrigada

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home