21 jan 2014
23 Comentários
Limpeza da Casa

Dicas de como limpar corretamente os estofados

O sofá é uma das peças mais importantes da casa. O amigo sofá proporciona conforto, aconchego e vai te acompanhar durante anos, por isso merece uma boa limpeza e cuidados especiais. Esta semana, contribuí com algumas dicas sobre este assunto no jornal Extra, se você não viu a matéria, deixei as dicas abaixo:
 
 
Limpeza de estofados
 
Limpe os estofados aproximadamente uma vez por ano, dependendo do uso. Não espere até parecer sujo (a essa altura, a sujeira já terá começando a danificar o tecido). Se as capas do estofado forem soltas ou tiverem zíper siga as instruções do fabricante. Em geral, elas podem ser lavadas à máquina. Deixe secar naturalmente à sombra para não encolher e não desbotar. Se as capas do estofado estiverem muito sujas e forem fixas, a melhor pedida é chamar um profissional. A tarefa será realizada rapidamente, e os resultados serão melhores graças ao equipamento profissional.
 
Como limpar?
 
Se for limpar em casa, retire as almofadas e os assentos (se possível). Passe um aspirador de pó utilizando o bocal com cerdas e se concentre nas áreas onde a poeira se acumula. Passe a solução com água e vinagre, espere secar e recoloque as almofadas. É bom passar aspirador pelo menos uma vez por semana.
 
Sofá de couro sintético branco.Para limpar este tipo de sofá, passe uma esponja (não abrasiva) com sabão de coco líquido. Enxague e seque com um pano seco. Ele fica branquinho…
 
Camurça. Seque imediatamente qualquer líquido que cair sobre ele. Para a limpeza, use somente água e detergente líquido incolor, ou um produto específico.
 
Dica caseira
 
Para manter a limpeza do sofá de tecido, linho e veludo, misture no balde de água meio copo de vinagre branco. O vinagre além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio. Faça esta limpeza pelo menos uma vez por mês.
 
O que não usar?
 
Não use produtos que contenha cloro, sabão em pó e demais produtos de limpeza. Se tiver dúvidas do que usar, utilize detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados.
 
Super dica
 
Aqui em casa, o meu sofá é de tecido. Como tenho criança em casa, contratei uma empresa para fazer impermeabilização do estofado. Assim, qualquer líquido derramado fica na superfície e o tecido não o absorve.
 
Manchas
 
Acidentes acontecem, né?! Se manchou o estofado, lembre-se que quanto antes tirar a mancha, ela sairá mais facilmente. 
 
Vinho: Use um papel toalha para absorver o máximo possível do vinho tinto. Comece pela borda em direção ao centro, para evitar que a mancha se alastre. Jogue um pouco de água com gás sobre a mancha para o vinho borbulhar e subir à superfície. Então, limpe com o papel toalha, evitando esfregar. Repita se necessário. Aplique um produto especial para limpeza de estofados na área atingida. Espere secar e passe o aspirador de pó. Se a mancha não sair, repita o processo.
 
Refrigerante: detergente líquido incolor e água
 
Caneta: Molhe uma esponja macia com vinagre de álcool branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia.
 
Alguém conhece mais alguma dica de limpeza e remoção de manchas no estofado? Compartilhe nos comentários abaixo :)

Bjinhos Rafaela
Gostou? Compartilhe:
23 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

23 Comentários
  1. Muito legal essas dicas, acho que nunca limpo o meu comos e deve!
    Beijo
    ;)

  2. Amei essas dicas e já vou usar no sofa aqui de casa, beijos
    FABIOLA KEFFER

  3. Adorei as dicas!! Vou usar a água com vinagre no meu sofá!!

    Beijos!!♥

  4. Este comentário foi removido pelo autor.

  5. OI Rafaela… sobre a limpeza em sofá com tecido suede, qual dica vc recomenda pra limpá-lo?
    Obrigada

    • Olá Cris! Para este tipo de sofá, a melhor pedida é passar um pano úmido com um pouco de sabão neutro. Passe um pano com água em seguida para tirar o sabão. Se estiver manchado, prepare uma solução com água e vinagre branco. Espero ter ajudado, bjinhos

    • Obrigada, vou fazer…bjos

  6. Dicas ótimas como sempre Rafa…Parabéns pelo blog! Viciei nele!rs
    bjus

    oqueacontecenacasinha.blogspot.com

  7. OLÁ RAFAELA
    Passando para conher o teu blog. Adorei a dica como limpar sófa.
    Quando vc quiser me fazer uma visita ficarei super feliz .
    Com carinho.
    Ana
    http://brisa-petala.blogspot.com.br/

  8. Amei as dicas Rafa!!!
    O que você acha de usar limpa carpetes nos estofados de veludo?
    Usei com vinagre e gostei, limpou bem…
    Beijão!

    “Construindo Minha Casa Clean”

    • Olá Grazi! Que bom que gostou :). Sempre gosto de usar produtos naturais como o vinagre, se não resolver, uso um produto específico para passar em estofados. Alguns produtos limpa carpetes também podem ser usados nos sofás e limpam super bem. Leia sempre as instruções na embalagem antes de usá-lo. Bjinhos

  9. Já aconteceu de sujar o meu sofá com sangue, esfreguei uma pedra de gelo sobre a mancha até sumir e depois usei o secador de cabelos pra secar, ficou perfeito. Adorei a dica da água com gás pra mancha de vinho.

  10. Amiga, como vai?
    Que alegria estar aqui!

    Bom, com filho pequeno em casa, quem não precisa de dicas de limpeza para os estofados, não é msm?
    O Gabriel tem 2 aninhos de pura energia e peraltice (rs*) e meu sofá sofre um bocado com ele!
    Amei, viu?
    E, incrível, o vinagre branco está em todas msm, né?

    Bjs e linda quarta pra vc!

  11. Menina estou conhecendo seu blog hj e estou apaixonada!
    to lendo ele do inicio ao fim rs
    Parabéns

    Bjus

    Taty

  12. Anonymous

    Para pelo de cães e gatos e até nesmo poeira, calce uma luva de borracha e passe a mão sobre o tecido algumas vezes. É muito eficiente e economico! Pode ser utilizado em qq tipo de tecido, inclusive roupa preta com pelinhos. Tire is alérgicos da sala ao limpar o sofa.

  13. Anonymous

    Para sofás de couro e similares, uma boa pedida é limpar com hidratante. Pode ser hidratante de corpo mesmo, não precisa ser o específico para couro não. Aqui em casa tem dado muito certo e ainda não vimos ‘efeito colateral’…

  14. Olá, eu achei muito interessante o seu artigo e gostaria de comentar algumas coisas:

    – Os estofados NUNCA devem ficar em local onde ocorra incidência direta do sol, ou vão ficar com aspecto velho rapidamente. Se não tiver jeito, a dica é investir numa cortina que bloqueie o sol.
    – Não se deve, de jeito nenhum, limpar estofados de tecido com pano úmido, pois pode-se acabar “espalhando” a sujeira invés de remover, tornando o estado final ainda pior do que o inicial. O mesmo ocorre muitas vezes com os produtos ditos para limpeza de sofá.
    – Cuidado ao lavar as almofadas do sofá na máquina de lavar! A espuma pode encolher, deixando o sofá deformado para sempre.

    Sou proprietária da Nanny Estofados (http://www.nannyestofados.com), empresa de lavagem de sofá de São Paulo; “salvamos” muitos sofás de manchas e dos piores tipos de sujeira (alagamento e pós-incêndio, por exemplo), quem quiser pode dar uma espiadinha na Galeria Antes e Depois do nosso site pra ter certeza ;)

    • Carla

      Meu sofa é de algodão, fiz a lavagem com uma empresa e ele ficou todo amarelo, dai chamei a Nanny Estofados (que comentou aqui também), ele ficou branco de novo. Achei que tivesse perdido o sofá porque todas as empresas que liguei falaram que nao saia mais. Fiquei desesperada. Mas uma dica é certa:se o seu sofá é algodão ele precisa de cuidado redobrado. Bjs

  15. Anonymous

    valeu pela dica, não sabia como limpar
    meu sofá obrigada !!

  16. Anonymous

    ola boa noite meu cachorro fez xixi no sofa n consigo limpar oq vc me indica o sofa e de veludo obg

  17. Anonymous

    Eu limpo mancha de caneda com leite e da certo !

  18. Humm muito legal essas dicas…. Obrigada mesmo.

  19. muito legas as dicas desse blog parabéns , acompanho sempre que posso