Limpeza da Casa
30 ago 2012

Dicas de como limpar a casa de forma rápida e eficiente

A maioria das pessoas admira uma casa limpa e organizada, certo? Mas para muitos parece impossível conseguir manter a organização. É por isso que servem os planos. Com um planejamento simples com os cuidados com a casa e outras tarefas de rotina, todos podem conhecer os benefícios de uma casa arrumada gastando pouco tempo e energia. Sim, você também pode!  Aqui estão algumas dicas para facilitar na hora da limpeza da casa. Se você dispõe de uma empregada, essas dicas ajudarão muito:


Leia também o link: “Organizando a rotina doméstica“.

Acabe com a bagunça. Retire do chão, das mesas e de outras superfícies tudo o que estiver fora do lugar antes da limpeza. Para ajudar, utilize um cesto ou uma caixa para recolher os objetos.
Limpe de alto para baixo. Pegue uma vassoura e comece removendo as teias de aranha dos cantos das paredes, se tiver é claro. Depois passe um pano no topo das estantes, armários ou outras superfícies altas. Deixe que a poeira caia e por último limpe o chão.
Limpe de um lado e depois o outro. Em vez de retirar todos os objetos das prateleiras e armários, remova-os para um lado enquanto limpa o outro e vice-versa.
Deixe o trabalho para os produtos de limpeza. Após aplicar um produto, espere alguns minutos pra dar o efeito do produto e vá adiantando outras tarefas.
Facilite seu trabalho. Use um recipiente ou balde para transportar produtos e utensílios de limpeza de um cômodo para o outro. Se sua casa for grande, deixe dois recipientes nos lugares estratégicos para facilitar.
Concentre-se nas tarefas. Evite distrações enquanto trabalha (esqueça por alguns minutos o telefone). Parece bobagem, mas a concentração conta pontos a seu favor. Após iniciar uma tarefa, pare só quando terminar.
Estabeleça um esquema. Trabalhe em cada cômodo seguindo o sentido horário, a partir da porta, para que nada fique sem limpeza.
Abrevie as tarefas. Não enxugue a louça deixe-a secar no escorredor. Para facilitar a arrumação das camas, substitua as colchas por edredons ou cobertores colocados diretamente sobre os lençóis.
Não complique o trabalho. Aproveite todos os momentos que puder poupar durante as tarefas domésticas, para sobrar mais tempo livre para você e sua família. Não perca tempo limpando toda a parede se houver apenas uma mancha.
Estabeleça rotinas. Se executar as tarefas domésticas seguindo sempre a mesma rotina, elas se tornarão automáticas e você, sem se dar conta disso, vai fazê-las melhor e com menos esforço. Enfrente primeiro os cômodos mais difíceis como o banheiro e a cozinha.
Limpe imediatamente os líquidos derramados. É muito mais fácil remover qualquer mancha causada por substâncias derramadas enquanto ainda estão úmidas. Isso vale para qualquer local: mesa da cozinha, forno, roupas.
Faça um pouco de cada vez, mas com frequência. Se você gasta cinco minutos limpando o banheiro três vezes por semana, isso dá no total de quinze minutos. Se você fizer isso uma vez por semana, perderá o dobro do tempo limpando a sujeira acumulada.
Compre artigos práticos. Ao comprar móveis ou roupas, prefira aqueles que são mais fáceis de limpar e conservar.
Dica importante: Se você for perfeccionista, reduza um pouco seus padrões de exigências para obter mais tempo livre.
 Bom dia a todos!
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
71 comentários em “Dicas de como limpar a casa de forma rápida e eficiente”
  1. Marcella Rodrigues31/08/12 • 01h07

    Olha Rafa, eu acho muito legal essas dicas, parece ser uma coisa sem muita importância, mas vivo falando isso aqui em casa pra minha mãe (que é uma bagunceira rs), se manter organizado, fica muito mais fácil de limpar… bjoks! Deus te abençoe!

    • Rafaela Oliveira03/09/12 • 15h06

      Olá Marcella! Fica muito mais fácil e perde-se muito menos tempo limpando, tomara que ela goste tb das dicas e se empolgue com elas rs, bjinhos

  2. Hosana Leonor31/08/12 • 22h38

    Eu adoro seu blog, me dá cada iluminação de organização, a casa cria até mais espaço. Gosto desse assunto, tenho até livro, são dicas úteis que fazem a diferença. Está no caminho certo. Estou sempre te visitando e percebi que também está participando do concurso TOP BLOG 2012, aproveitei e votei no seu blog, ok?
    Vou torcer pelo meu e pelo seu…
    Sucesso!

  3. Anonymous26/09/12 • 10h14

    ESSA TAREFA É UM PUCO DIFICIL PRINCIPALMENTE PRA QUEM TRABALHA PORQUE TEM QUE FAZER EM DOBRO PRA VÊ SE FICA MAIS TEMPO ORGANIZADO E LIMPO.BY WILLIENE

    • Rafaela Oliveira26/09/12 • 18h54

      Oi Williene tudo bom? Pra não acumular, tente fazer um pouco a cada dia ou a cada semana, pra quando você limpar, não ficar muito tempo por estar acumulado, pra ajudar veja o post ” Organizando a rotina doméstica”, bjinhos

  4. Joana Biascovich09/10/12 • 15h26

    Suas dicas são excelentes!!!
    Mas meu grande desafiio são com as roupas.=/
    Passar roupa. é uma tortura, porque fico com muito calor, e isto é muito ruim para eu conseguir dormir depois.
    Você tem dicas de como planejar as rotinas diarias com roupas. Lavar, passar etc.

    • Rafaela Oliveira11/10/12 • 16h28

      Olá Joana tudo bem? Passar roupa não é a tarefa que mais gosto tb rs..mas lá na frente vou fazer uma postagem sobre rotina das roupas para facilitar a nossa vida e sem sofrimentos, aguarde! Obrigada pela visita e comentário, bjinhos

    • Joana Biascovich01/11/12 • 18h30

      Beijos, Rafa!

    • Anonymous17/04/13 • 15h17

      Olá! Vou contar o que eu faço: No começoparece que dá mais trabalho, mas quando a gente acostuma e vê o resultado de peças que nem precisamos passar, a gente se anima… Prá começar, estender a roupa corretamente é muito importante… Depois de tirar da máquina, costumo bater bem a roupa prá desamassar… Coloco tudo numa cesta grande sem amassar de novo… tudo esticadinho… Depois, ao pendurar tb tomo muito cuidado para estender o mais lisinho possível. camisas, por exemplo, penduro diretamente no cabide: amassa menos e menos tempo para passar depois… cada roupa acabo inventando um modo de pendurar e garantir que fique bem esticadinho…
      Na hora de recolher, a mesma coisa… não saio embolando tudo… Recolho bem esticadinho e coloco em cima de uma superfície e estico com as mãos… Depois eu seleciono o que pode ser guardado sem passar ou o que vai para passar… E desta forma, passar é muito mais rápido!! espero ter contribuido!!
      Tchau!!

  5. Adorei o Post! A Polishop tem uns produtos ótimos pra limpeza de casa http://bit.ly/14NDr3W

  6. Natalia M.15/02/13 • 18h07

    Rafaela, estou apaixonada pelo seu blog! Moro em uma cidade universitária e estou cansada de estar no meu quarto e não ter aquela sensação aconchegante, sabe? Resolvi repagina-lo mas não tenho muito dinheiro e também não posso exagerar, já que o ape não é meu!

  7. Natalia M.15/02/13 • 18h08

    Continuando…
    Gostaria de saber o que fazer pra deixar meu quarto tão bom quanto o da casa dos meus pais!
    Um beijo e parabéns pelo blog, amei demais!

    • Rafaela Oliveira17/02/13 • 18h00

      Olá Natalia tudo bem? Fico feliz que gosta do blog, obrigada!
      A melhor forma de decorar e deixá-lo aconchegante é colocar sua identidade dentro dele, isto é, as cores, objetos e fotos que fazem parte da sua vida. Vale um tapete no pé da cama, almofadas do seu estilo, uma mesinha lateral e um abajur. Se você procurar, achará itens lindíssimos gastando pouco. Para facilitar, eleja uma cor e vá trabalhando em cima dela com outras cores que combinem entre si. Assim o quarto fica harmoniozo e sem exageros! Ah e não se esqueça de trocar a roupa de cama uma vez por semana. Em breve farei um post com mais ideias, aguarde, bjinhos

  8. Vanessa Araujo24/02/13 • 18h22

    Oi, Rafaela! Seu blog caiu do céu pra mim!
    Hoje mesmo eu estava aqui, desanimada com tanta bagunça!!
    Só de ler o blog hoje de manhã eu tive várias ideias… joguei vários papéis inúteis fora, lavei toda a roupa, limpei as janelas, limpei o chão, organizei meus livros… minha casa já está com outra cara!

    Muito obrigada pelas dicas! Pode ter certeza de que a partir de agora serei sua leitora assídua! Suas dicas realmente são muito boas e fáceis de seguir! Obrigada mais uma vez… beijo!

    Adorei você e o blog… =D
    Parabéns!

    • Rafaela Oliveira26/02/13 • 21h20

      Ebaa que legal funcionou rsss. Adorei seu comentário, é essa a minha real intenção por aqui: dar ânimo para organizar a casa. E me conte, não ficou muito melhor? Vale a pena o esforcinho, né! Muito obrigada pelo carinho e qualquer dúvida é só comentar, bjinhos e uma ótima semana

  9. Anonymous27/02/13 • 22h15

    Rafaela amei seu blog, então uma perguntinha no caso qo quarto e da sala é necessário afastar a cama e o sofá na hora da limpeza ou não é necessário fazer isso com freguência, sendo que minha limpeza é diária.

    Aguardo resposta

    Obrigada
    Mariana

    Adorie o checklist de limpeza diária, estou utilizando e minha casa está ficando ótima.

    • Rafaela Oliveira16/03/13 • 22h39

      Olá Mariana mil desculpas pela demora, mas não encontrava mais seu comentário… As vezes acontece estas coisas por aqui.. Quanto a sua pergunta, não precisa não, uma vez por semana já é suficiente.

      Obrigada e precisando qquer coisa dá um tok (serei mais rápida, tá?) rs

  10. Anonymous04/03/13 • 13h45

    ameii muito legal

  11. Anonymous13/03/13 • 11h59

    Olá, Rafa…amo tanto seu blog, que tá na minha barra de favoritos, junto com o Casa da Id&ea que curto um monte.

    Estou a procura deste assunto há tempo: como guardar “memórias” ?
    Olha só: tenho uma menina também (3 anos) e desde bebê guardo um sapatinho, um body, macacão, vestidinho, coisinhas de aniversario….fora fotos, e os cadernos que escrevo sobre o que acontece na vida dela. E claro, algumas coisas da nossa propria vida, de pais.

    Acho muito importante essas coisas, pois fazem parte da nossa historia e no futuro, serão um “Hd externo” pra ela…rsrsrs…

    Meu problema, é onde guardar tudo isso, claro…

    Estou pensando em um baú no quarto. O que você acha?

    Bjo.

    Angela

    • Rafaela Oliveira16/03/13 • 22h49

      Olá Angela tudo bem? Obrigada, fico muito feliz em saber…Também adoro o blog da Manu.
      Tenho várias coisinhas da minha filhinha tb, delicia, né? Você poderá guardar em caixas transparentes ou a caixa que quiser . Separe uma para as roupinhas, outra para as coisinhas no aniversario e outras como “memórias”. Uma ideia bacana é encapar cada caixa ( se for de papelão) com um tecido diferente que lembre dela pequena. Se optar pelas caixas transparentes, não se esqueça de identificar com etiquetas cada uma delas. O baú é também é uma ideia perfeita, guarde as roupinhas em sacos de algodão ou TNT para protegê-las. Espero que goste, bjinhos e volte sempre

  12. Anonymous15/03/13 • 15h25

    So não concordo em substituir colchas por edredons, vai ficar empoeirado e causando alergia!!!!

    • Rafaela Oliveira16/03/13 • 22h54

      Olá! Foi apenas uma sugestão para ficar mais prático. Respeite o que fica melhor para você !Obrigada :)

  13. ola raffa adorei sua anotações mas diz como posso encaixar no meu dia a dia todas as suas idéias se tenho uma filhinha de 1 ano e 3 meses e meu marido sai para o trabalho as 12:00 todos os dias me ajude não aguento mais tanta bagunça em minha casa
    beijoss vanessa

    • Rafaela Oliveira16/03/13 • 23h01

      Olá Vanessa! Neste caso faça um pouquinho a cada dia e envolva sua filhinha (elas adoram ajudar). Pegue uma cestinha e recolha os objetos largados na casa e assim vai… Aproveite também a hora do seu soninho. E converse com o maridão para ele ajudar. Cuidar da casa, do filho e do marido sozinha não é fácil. Mas se você conseguir organizar sua rotina, ficará mais fácil. Ficarei torcendo, bjinhos

  14. Anonymous21/03/13 • 21h32

    EU GOSTEI MUITO VC ESTA DE PARABÉNS UM ABRAÇO!

  15. Ana Jubinha28/03/13 • 15h53

    A organização assim como a higiene é fudamental para uma vida mais saudável. Gostaria de convidar vocês para assistir este vídeo http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mLuUmg3xpzM

  16. Anonymous30/03/13 • 15h54

    Adorei esse post da HYPENESS sobre lixeiras criativas, daquelas que deixamos o lixo na rua,na frente de casa.Acho que é uma ideia que podemos fazer parecido em casa! Rafaela, adoraria ver a sua tradução para essa ideia: http://www.hypeness.com.br/2012/06/lixeiras-criativas/
    Beijos de uma fã.

    • Rafaela Oliveira03/04/13 • 23h58

      Olá estive vendo as lixeiras e adorei! Queria uma dessas na minha casa. Toda ideia que possa contribuir com o meio ambiente é sempre bem vinda. E se tiver a arte envolvida no projeto, fica perfeito. Parabéns! bjinhos

  17. Anonymous01/04/13 • 16h38

    Muito bom!! adoreii as dicas!
    Se eu as seguir corretamente, sei que ficará bem mais fácil pra mim…
    Embora não goste muito de limpar a casa rs’ :/ Mas tenho q aprender a ser uma doméstica bem organizada qnd eu crescer!!!!(tenho 16 anos (: )
    bjjjssss e MUITO OBRIGADA PELAS DICAS!! by: AMANDA NICOLE <3

    • Rafaela Oliveira04/04/13 • 00h01

      Que lindinha! É isso aí, pensando assim verá muito coisa boa acontecer na sua casa e na sua vida! Parabéns por pensar desta forma! Bjinhos

  18. Anonymous03/04/13 • 16h05

    mi gostas mutho de las dicas de el sito fico mucho agraticida bejjos riobana do rantos

    • Rafaela Oliveira04/04/13 • 00h02

      Fico muito feliz em saber, seja sempre bem vinda e volte sempre! bjinhos e obrigada!

  19. Amanda05/04/13 • 11h06

    Oi Rafaela, muito bem e útil seu blog, eu queria dicas pra quem não para em casa (eu) rsrs , faço faculdade trabalho faço curso fds, dou aula domingo, minha única noite livre é sexta, moro com minha mãe, mas ela é bem desorganizada e não tem muito ânimo pra fazer limpeza … enfim é bem complicada a situação, eu gostaria de saber oque eu poderia fazer nesse caso, atualmente eu tenho feito faxina sexta anoite, mas não dura muito ;/ . Obrigada , bjo!

    • Rafaela Oliveira07/04/13 • 12h09

      Olá Amanda obrigada pelo comentário! A minha sugestão é que você faça um pouquinho por dia. Marque no relógio 5 a 10 minutos e limpe ou organize o que está mais crítico ou alguma coisa. Tente repetir isso diariamente para que na sexta não fique sobrecarregado para você. Afinal é sua folga e você descansar, não é mesmo? Este simples hábito, manterá sua casa sempre em ordem. Ah! Negocie com sua mãe tb rsss, bjinhos e volte sempre

  20. Thais Souto Maia15/04/13 • 16h54

    Ameii o seu blog, vou visitá-lo sempre me ajudou muiito as suas dicas !!

    THAIS SOUTO MAIA

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home