12 mar 2015
9 Comentários
Organização

Depoimento de leitora: O sistema Fly Lady mudou minha vida para melhor!

Você já ouviu falar no sistema Fly Lady? O sistema Fly Lady é americano, mas tem sido seguido por mulheres do mundo todo. Trata-se de um método utilizado para ajudar na limpeza e organização da casa de uma forma menos cansativa e eficiente. Perfeito para quem não sabe por onde começar. Segundo Marla Cilley, mentora do sistema Fly Lady, criar rotinas, dividir a casa em zonas, destalhar a casa e separar 15 minutos por dia para organizar é a grande chave do sucesso. Aqui em casa, desde que criei o blog em 2012, eu sigo esse método e acho que realmente funciona. Para você entender melhor na prática como seguir ou adaptar o Fly Lady na sua casa, a querida leitora e amiga Vanúcia Lobão conta abaixo como esse sistema mudou sua vida, leia seu depoimento:



Vanúcia Lobão, casada, mãe de três filhas e apaixonada por organização

“Sempre gostei de manter minha casa arrumada, só que a bagunça me tirava à paz. Eu estava vivendo uma vida estressada, não tinha tempo para nada. O resultado? Era sempre o mesmo, um tremendo desgosto. Sempre fazia a mesma coisa, arrumava, arrumava e às vezes não lembrava onde guardava as coisas, porque eu não tinha o hábito de colocar as coisas sempre no mesmo lugar, ou seja, os objetos não tinham endereço certo. Por várias vezes, meu marido me pedia alguns documentos e eu “gelava”, afinal, não trabalhava e tinha que saber onde estavam as coisas… Enfim, lá vou eu de novo, perder tempo procurando algo que nem me lembrava mais onde tinha colocado. Por muito tempo, eu vivi nessa guerra interior e exterior, por isso decidi dar um basta – precisava viver de forma diferente e prática. Um belo dia, navegando pela internet, encontrei o termo FLY LADY. Li sobre o assunto e achei muito interessante, mas não coloquei em prática –  fiquei super balançada, e sempre com aquele pensamento: “Ah! Isso deve ser mais uma fórmula mirabolante de alguém que quer se promover…rs”
Li mais sobre o assunto e entendi que faltava ORGANIZAÇÃO na minha vida e na minha casa. Pude então, estabelecer uma rotina na minha casa que mudou minha vida por completo e para melhor. O sistema FLY LADY exige um disciplina que a princípio eu não tinha disposição, mas fui dando os passos aos pouquinhos, DESTRALHANDO tudo que não servia mais de dentro da minha casa. Uma vez, com a casa sem tralhas, resolvi de uma vez por todas dividir a casa por zonas, fazer meu caderno de anotações e cronometrar minhas missões. No começo foi difícil, pois comecei sozinha essa missão (somos em seis aqui em casa, três lindas filhas, minha mãe eu e meu marido). Hoje, minhas duas filhas maiores (14 e 12 anos) seguem algumas rotinas como por exemplo, sair do quarto e deixá-lo arrumado. A caçula de 8 anos, guarda todos os brinquedos e arruma seus livros por ordem alfabética, assim fica muito mais fácil para ela pegar quando precisar. Elas já seguem esse hábito por quase um ano. Hoje, eu percebo claramente que assim que mudamos nossos hábitos, as necessidades também mudam, isto é, alguns objetos vão perdendo sua utilidade. Para mim, organizar é que nem fazer dieta: uma reeducação que dura para vida inteira, do contrário, você terá quilinhos extras logo logo.”
 
A história da Vanúcia é muito legal, pois ela mostra que é possível mudar a vida para melhor com a organização. O Fly Lady é um empurrãzinho para você mudar de vida e criar excelentes hábitos. Acho que pra começar, qualquer ajuda é bem vinda para nos dar motivação, ter uma vida mais leve, organizada e com tempo de sobra pra você aproveitar a vida.
 
Pra quem quiser conhecer mais sobre o sistema Fly Lady, a Thais Godinho do blog Vida Organizada fez um post muito interessante dando dicas de como e por onde começar, vale a pena dar uma olhadinha, aqui.
Espero que essa história possa despertar a vontade de mudança! Ficarei torcendo!

Acompanhe outras dicas e inspirações nas redes socias do Organize sem Frescuras, é só clicar e seguir!

 

Bjinhos
 
Rafa

Gostou? Compartilhe:
9 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

9 Comentários
  1. Muito legal esse depoimento, super incentivo bjs
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  2. Entao voce perfeicionou o método ou eu nao tinha entendido bem como funcionava porque eu já tinha tentado fly lady e nao tinha conseguido. Agora sim estou mais organizada.

  3. Rafa,
    Adorei a dica! Post maravilhoso e super didático.
    Vou pesquisar mais e também tentar melhorar minha rotina!
    O Organize sem Frescuras para mim teve um efeito transformador também!

    Beijos da Paulinha
    http://www.vaidadesdearquiteta.com

  4. […] à sua família, ela conta com a ajuda do método Fly Lady, inclusive já falou dele por aqui, veja nesse post. Para ajudar e inspirar a todos, a convidei para um bate papo muito bacana de como ela cuida da […]

  5. Beatriz Stein

    Querida Rafaela,

    Te conheci através da minha irmã , a Nana, ela tem dois filhos e trabalha fora, está te seguindo para vê se consegue manter a casa em ordem. O método Fly Lady eu conheço desde 2005, que foi quando casei e vivia procurando assustos sobre organização e limpeza na internet. Eu cheguei a apresentar o método a minha irmã, mas ela não levou a sério, então pensei se VC não poderia fazer um vídeo falando sobre o Fly Lady, pois minha irmã assisti todos os seus vídeos, então com certeza ela assistira VC explicando e entenderá o método, que com certeza irá mudar a vida dela. Rsrs. Beijo , te admiro!

    • Muito bom esse testemunho, o sistema Fly Lady também mudou a minha vida, me ajudou a me levantar de uma crise de depressão e hoje eu ajudo outras pessoas a entenderem melhor o sistema em meu blog e no meu canal no youtube.
      Muito obrigada pela sua dedicação, você nos ajuda muito!

  6. Tania Catarina

    Interessante esse depoimento.
    Pois sou uma “desorganizada” em processo de organização e não imaginava que pessoas que buscam ter a casa sempre em ordem, que não é muito o meu caso, também tem os seus conflitos.
    Grata por compartilhar sua história.
    Isso nos dá ainda mais ânimo para continuar.

  7. Leticia da Silva

    Nossa esse depoimento veio ao encontro do que estou passando, vou ler mais! E Rafa obrigada pelo organize sem frescura tem me ajudado muito, continue esse trabalho!

  8. Estou muito interessada nesse método!!!!
    preciso otimizar meu tempo e ter uma casa mais organizada!
    Beijos!
    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/