Limpeza da Casa
25 abr 2013

Cuidados especiais na hora de lavar as roupas pretas

Esses dias, minha amiga me falou: “comprei uma calça preta faz poucos dias, paguei caríssimo e já está desbotada”. Se você também já passou por isso, pode ser que o problema esteja na hora da sua lavagem. As roupas pretas  pedem um carinho especial na hora da lavagem, e para elas ficarem sempre com cara de novas (e sem aqueles pelinhos indesejáveis), aqui estão algumas dicas preparadas por especialistas da marca Omo:
 
 
 

 
Antes da lavagem, separe as roupas por cores e também por tipo de tecido. Se as roupas pretas tiverem com pelinhos ou “fiapos”, escove-as com uma escova macia para não danificar a fibra do tecido, muitas vezes são apenas resíduos de lavagem que saem facilmente após serem escovadas.
 
Uma das dicas mais importantes na hora de lavar as roupas é a separação das cores para evitar a transferência de corantes e consequentemente manchar as outras peças.
 
Para remoção de manchas pontuais realize a aplicação direta com sabão líquido concentrado e depois lave normalmente na máquina com peças da mesma cor e o mesmo tipo de tecido.
 
Para evitar que elas desbotem, siga a regra básica: jamais deixe as peças  por muito tempo de molho.
 
Lave separado de peças que soltam pelos e “fiapos”, como por exemplo, as toalhas de banho.
 
Seque sempre ao abrigo do sol e em local ventilado. Não exponha a roupa ao sol, isso pode acelerar o processo de desbotamento.  
 
No varal evite pregadores de roupa que possam causar marcas indesejáveis nas pontas das peças, apenas coloque a peça do avesso sobre o varal, sem pregadores.
 
Na hora de passá-las, leia com atenção a recomendação da etiqueta para usar a temperatura ideal para o tipo de tecido.
 
Utilize desodorantes específicos que evitam acúmulo de resíduos. Você também pode esperar o desodorante secar completamente antes de vestir uma peça preta para evitar aquele esbranquiçado.

Tenham um excelente dia :)))

Rafaela Oliveira

Fonte: Omo
Porta voz: Anelise Pineli – Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da marca Omo.
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
8 comentários em “Cuidados especiais na hora de lavar as roupas pretas”
  1. Gleice25/04/13 • 18h37

    Eu acrescento: antes de usá-las passar o rolo adesivo da 3m para tirar todos os micro fiapos que parecem não existir, mas que quando retirados o preto se destaca!
    Abraços.

    • Rafaela Oliveira28/04/13 • 21h06

      Este rolo é ótimo também adoro Gleice!Ainda mais quando tem um pet em casa que solta pêlos… Bjinhos

  2. Decora Adora25/04/13 • 21h50

    Rafaela guste mucho de su instructivos para lavar color negro
    Que tenga un lindo fin de semana
    Cariños

  3. Juliana Amado26/04/13 • 10h15

    Rafa, eu aprendi com minha mãe a usar sal para segurar a tinta. Você recomenda? Lá em casa, aparentemente funciona.

    Beijos.

    • Rafaela Oliveira28/04/13 • 21h08

      Nunca usei Ju, mas já ouvi falar muito bem das outras pessoas. Não custa nada tentar, né? Tudo para uma roupa mais pretinha rss. Bjinhos

  4. Silvia18/10/13 • 07h42

    Aqui em casa o que faço é: na lavagem, usar um detergente próprio para fixar as cores ou para roupa preta (aqui em Portugal existe o Woolite) ou então, se não tiver, uso outro detergente, mas sempre líquido, porque se for em pó ficam manchas. E lavo as peças do avesso. Seco à sombra. Não esquecer de passar a roupa escura sempre do avesso; e em superfícies mais pequenas, pôr um lencinho ou um pano fino a separar o ferro da peça de roupa, porque senão a peça fica brilhante e não com a cor compacta. Um abraço, estou a adorar o blog e como desorganizada nata, até já estou a dar pequenos passos que já se vêm lá em casa… :)

    • Rafaela Oliveira22/10/13 • 15h24

      Oi Silvia! Muito legal as dicas, sempre bom termos um cuidado extra com esse tipo de roupa, não é mesmo? Obrigada e venha sempre que puder! Bjão e felicidades!

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home