Limpeza da Casa
05 jun 2015

Como salvar uma roupa manchada por transferência de cor

Umas das coisas mais desastrosas (e tristes) durante a lavagem das roupas é manchar uma peça de roupa na máquina de lavar. Esses dias, coloquei uma blusa novinha do meu marido na máquina e, surpresa: as listras brancas da blusa viraram listras rosas, aff! Eu tomo muito cuidado na hora da separação das roupas por cores, mas não me atentei com um vestido da minha filha, mega colorido e o verdadeiro vilão da história… Juro, deu vontade de chorar, pois para mim era quase impossível a blusa voltar ao seu estado original… Ainda bem que para tudo há uma solução, ufa! Abaixo, eu conto o segredinho que salvou a blusa do maridão. Se você se identificou com a minha história, ou seja, se já manchou uma roupa com a transferência de cor, experimente essa dica!

 

manchas

 

A vítima

Blusa de fio listrada azul marinho e branco

Resultado pós lavagem

Blusa listrada azul marinho e rosa

Solução 1

Logo que tirei a blusa manchada da máquina, não pensei duas vezes: lavei novamente apenas com sabão de coco.

Resultado: Continuou igual, isto é, o rosa não saiu…

Solução 2

Lavei novamente, só que dessa vez com um produto mais forte: vanish

Resultado: tudo igual

Fiquei tão chateada que deixei a blusa secar e a deixei de castigo no cesto da lavanderia, para (quem sabe) tentar algo mais pra frente.

Solução 3 

Dica da minha vó Nair de 93 anos: “filha, é só ferver a blusa com água”rss

Como sou curiosa e amo testar as dicas, coloque a blusa numa panela grande com água, somente água. Deixe ferver a blusa por 30 minutos.

Resultado:

A mancha saiu como uma mágica! Nem acreditei!!

Brincadeiras a parte, esse post é para compartilhar uma dica muito simples e pra lá de eficiente. Para mim deu super certo,  se acontecer esse imprevisto com você,  já saberá o que fazer =)

Importante:

Não ferva peças de roupas de tecido delicado.

Ah! Meu marido vestiu a blusa, sem saber o ocorrido kkkk

Bjinhos

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
38 comentários em “Como salvar uma roupa manchada por transferência de cor”
  1. Taniele05/06/15 • 08h56

    Adorei saber… tnho umas camisetas que foram premiadas com marquinhas rosas tambem e nao consegui tirar de jeito nenhummm… Vou testar.. #valeuadica

  2. Maria Christina Manz05/06/15 • 13h39

    Rafaela Oliveira, boa tarde!
    você teve sorte e a benção de sua avó.
    Manchei uma blusa branca com detalhes em renda branca nos ombros.
    Lavei com uma blusa branca com detalhes em renda preta. Então, tentei de tudo, até mesmo ferver…e nada, ela continua de castigo na lavanderia. Penso que renda é mais difícil.
    Adoro suas postagens e seu trabalho.
    Não consegui chegar na perfeição que você chegou, mas tento me esforçar ao máximo.
    Sucesso!
    Chris

  3. Wilne Moraes05/06/15 • 15h38

    após seguir sua dica de por a roupa pra ferver em água, piorou ! o vestido ficou muito mais manchado a cor preta transferiu para o branco e o rosa do vestido.

  4. Lúh06/06/15 • 00h34

    Oi Rafaela, boa madrugada…rss.
    Amei a dica…vou testar amanhã, e depois eu conto o resultado.
    Abraços da Lúh!!!

  5. Nathali06/06/15 • 15h56

    UFA!!!! Vc acaba de me ajudar a salvar duas calças!!! Vou tentar hj mesmo!

  6. cacau06/06/15 • 18h19

    eu já tinha testado isso, mas infelizmente pra mim não deu certo..será que é por causa do tecido??
    enfim. Rafaela, já te perguntei em outra postagem, quero comprar sabão de coco liquido.. e vc me disse que encontro em qualquer supermercado, mas eu não encontro….

  7. Patrícia Herzig06/07/15 • 11h22

    Bom dia Rafaela,.. adoro seu site… sempre estou acessando o site para ter idéias novas!!
    Estou com um probleminha, eu fui lavar a roupa colorida na máquina e um moletom azul do meu marido saiu com umas manchas brancas… isso tem solução?
    Obrigada, bjus

  8. Samara25/09/15 • 20h03

    Deixar de molho com bicabornato e álcool tbem ajuda…

  9. Adriana Stiliano18/10/15 • 22h45

    Sou cabeleireira e cansei de manchar roupas tbm, mas só que com produtos químicos e uma dica mto valiosa da minha mãe que dá super certo tbm! Pegar a peça seca e colocar num balde com água, apenas água, não precisa aquecer e deixar por mais ou menos 1 hora. Logo em seguida lavar a roupa com sabão em pó normalmente. As manchas saem todas!

  10. Maria Luiza Cezar Borges17/11/15 • 13h12

    Tive a mesma reação que vc, “vontade de chorar”, qdo um vestido (novo) megacolorido com listras brancas, manchou as próprias listras. Qdo li sua dica, fui imediatamente experimentar. E não é que deu certo!!! As listras voltaram à cor branca sem danificar o vestido. Uhuulll!!!

  11. Crislaine25/11/15 • 17h05

    Aconteceu praticamente a mesma coisa aqui em casa, mas a mancha veio da própria camisa listrada de azul, branco e vermelho (que ficou azul, rosa e vermelho) … Segui sua dica e não é que funcionou mesmo?!? Obrigada!! E viva a dona Nair!!!

  12. Andressa03/02/16 • 11h56

    Bom no meu caso eu manchei uma camiseta listrada branca e cinza do meu namorado, sem querer coloquei uma cueca vermelha junto com as roupas e ai aconteceu o pior as manchinhas rosas apareceram, vi alguns comentários e fiquei com medo de ferver a camiseta então fervi a água com sabão de coco e depois coloquei em uma bacia e coloquei a camiseta e pra minha sorte as manchas começaram a desaparecer! Recomendo. Muitobrigado pela dica!

  13. Thaty Monfredini23/03/16 • 15h33

    MUITO OBRIGADA PELA DICA!!!
    Hoje eu não sei onde estava com a cabeça e coloquei na maquina um vestido indiano rosa com várias camisetas e meias brancas do meu marido. Resultado: FICOU TUDO ROSA!!!
    assim como você, tentei de tudo… Vinagre, água morna e bicarbonato, deixei de molho em água morna e vinagre, coloquei pra ferver com sabão de coco ralado,… Por fim o que resolveu mesmo foi ferve com água, apenas água! Troquei a água da fervura algumas vezes pq está tudo muito tingido, e deu super certo! Muito obrigadaaaaa por compartilhar essa dica !

  14. Rafael Pompeu da silva14/05/16 • 11h50

    Salvo uma camiseta branca e um par de meias.

  15. Marcia05/06/16 • 18h05

    Coloquei uma maquina cheia de roupas claras com coloridas, mas adicionei alguns lenços anti manchas, como sempre faço e da muito certo( ninguém mancha ninguém). Mas desta vez me dei mal, uma maldita echarpe indiana detonou todas as outras pessas. Ja tentei todas as dicas possíveis e ñ obtive resultado. Agora deixei uma camisa cozinhando apenas com água, . Daqui a pouco irei ver o resultado.

  16. karen11/08/16 • 11h34

    Rafaela ,
    vc me salvou ontem rs uma blusa branca com detalhe em vermelho ficou com alguns pontos em rosa.. pura transferencia, por que deixei de molho no vanish por muito tempo.
    então, coloquei para ferver…ia deixar 30 minutos como na postagem, mais notei que a agua foi ficando roseada..entao tirei com 5 minutos mesmo…a mancha saiu!!!!
    acho que se eu deixasse mais, eu iria ganhar mais algumas manchas.
    entao fica a a dica ai tb, para se atentarem na cor da agua durante a fervura…
    ;)
    bjs

  17. Milena Cristina23/08/16 • 13h23

    Serve quando a mancha partiu da estampa da própria camisa?

  18. elisa antunes30/08/16 • 19h07

    Verdade! Acabei de fazer isso e funcionou. Obrigada, salvei um vestido que adorava!

  19. Alessandra Moraes01/09/16 • 18h06

    Será que funciona com tecido, Bengaline!? :-( vestido preto e branco! Bjim… graças a Deus deu tudo certo por ai kkkkkk

  20. Naiane11/10/16 • 16h09

    Acabou de acontecer isso comigo lavei na mão a roupa e coloquei tudo junto para centrifugar estendi e secou rs quando fui ver a única camisa social branca estava com manchas fraquinhas da camisa social azul que centrifugou junto com ela … Pensei em usar Cândida mais sou alérgica e também a camisa branca tem detalhes próximo aos botões de azul e iria manchar corri para internet e achei seu post e arrisquei e graças a Deus e ao seu post deu tudo certo rs obrigadaaaa !

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home