09 ago 2013
15 Comentários
Limpeza da Casa

Como limpar: cuidados especiais com a máquina de lavar roupas

Assim como outros eletrodomésticos, a nossa querida máquina de lavar roupas merece cuidados especiais. Esses dias, eu gastei uma grana para trocar a borracha interna da minha máquina, e sabe por quê? Por falta de cuidados adequados. Uma máquina que não esteja em boas condições de uso, pode prejudicar as roupas, isto é, ao invés de deixá-la limpinhas, ela pode deixar manchas indesejáveis e irreversíveis. Para a máquina funcionar sempre bem, aqui estão algumas dicas super simples. Não custa nada seguir!
 
 
 
Não sobrecarregue a coitada. A vontade que dá é de lotar o tambor de roupas e se livrar delas de uma única vez. Para que a máquina trabalhe com eficiência é preciso sobrar espaço para a água e para as peças se movimentarem. É bom seguir sempre as instruções do fabricante quanto ao peso recomendado.
 
Seque o tambor. Depois de usar a máquina, deixe a tampa aberta para secar o tambor adequadamente para evitar o mofo. Se tiver um tempinho extra, seque o tambor com um pano seco.
 
Limpe a borracha (sempre). Este foi o grande problema que tive com a minha máquina, não secar a borracha (abertura frontal), mas já aprendi, viu? Passe um pano úmido regularmente na borracha que veda a tampa. É aí que a sujeira se acumula, deixando desagradável, principalmente quando se lava em temperaturas baixas e com sabão líquido.
 
Limpe o compartimento do sabão. Lave o compartimento de sabão com frequência e não se esqueça de tirar o acúmulo de sabão sob a peça.
 
Retire o limo do compartimento. Se houver limo sob o compartimento de sabão, esfregue com uma escova de dente com vinagre branco. Se o depósito estiver endurecido, retire a gaveta e deixe de molho numa solução de vinagre e água.
 
Limpe a parte externa. Limpe a máquina por fora com um produto suave e não abrasivo ou com um pano levemente umedecido com água e um pouco de detergente suave. Seque com um pano seco.
 
Limpe o filtro. Dependendo do ano e do modelo da máquina de lavar pode ser preciso tirar os resíduos do filtro regularmente. Consulte o manual para ver como proceder e com que frequência isso deve ser feito.
 
Faça uma lavagem de manutenção. Aqui em casa, pelo menos uma vez por mês faço a lavagem com a máquina vazia no programa “algodão”. Isso é importante quando se usa temperaturas baixas, pois previne o acúmulo de sabão e depósitos de limo.
 
Adicione o santo vinagre. Ao fazer a lavagem de manutenção, gosto de colocar no compartimento do sabão, um copo de vinagre branco. Isso ajuda a remover o limo. Tem pessoas que gostam de usar água sanitária, o que também é bom, mas quando usá-la dê um enxague extra para evitar que manche as roupas.
 
Desligue o painel. Para evitar problemas, quando sair de férias ou se não for usar a máquina durante um tempo, deixe-a desligada, fora da tomada.

É isso aí! Um ótimo final de semana, bjão

 

Gostou? Compartilhe:
15 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

15 Comentários
  1. Super dica… !
    Otimo fim de semana..
    Beijo
    ;)

  2. Ótimas dicas!!!
    Sempre esquecemos de detalhes importantes como esses.
    viverosonhodedeus.blogspot.com.br

  3. E eu que pensava que cuidava o suficiente… rsrsrs…
    Assim que termino de retirar as roupas pra estender, logo fecho a tampa. Nem imaginava!
    Vc, sempre nos ajudando! Obrigada, amiga! Bjs!

  4. HolaRafaela me encanto esas ideas para mejorar el lavado

  5. Excelente!
    Minhas roupas estavam saindo manchadas. Gastei uma grana de assistência, o técnico que fez a manutenção falou que o dispenser do sabão estava com acúmulo de resíduos e o filtro tb.
    Agora cuidarei dela com suas dicas, valeu!
    http://www.casadabizaka.blogspot.com.br

  6. Anonymous

    Oi, Rafaela! Boa noite! Muitíssimo obrigada, mais uma vez, pela excelente dica! Beijo e ótimo final de semana! Danielle

  7. Gostei de saber do vinagre.
    Nesse quesito de limpar a máquina de lavar eu esqueço demais.
    Bom final de semana. Bjs

  8. Oi Rafa, tudo bem? espero que sim, olha gostei muito do seu blog, e vou acompanhar sempre pois tem dicas ótimas e bem práticas; mas gostaria de sua ajuda, vc por favor tem como me ajudar a elaborar uma rotina pra mim,eu não tenho rotina e minha vida é uma bagunça, e claro tem um pouco de relaxo meu, pois sempre limpei tudo e sempre dei conta do recado, mas com o tempo fui relaxando e agora sempre fica alguma coisa pra fazer,e fica muito difícil. me ajude por favor…
    ….Bom aqui tem algumas informações sobre mim: Não trabalho, sou casada sem filhos e por enquanto só meu marido trabalha, acordo tarde lá pras umas 11:00h, e quando acordo me sinto muito cansada, deve ser pelo horário que acordo e não estou conseguindo dar conta do recardo; minha casa tem 3 comôdos+ lavanderia, e fico dia todo em casa.Estou querendo mudar minha vida e minha rotina pois nunca tive rotina, olha outra dica sobre minha rotina é que eu sou estou disposta nos horários ou bem cedo ou a noite, que são os horários que eu mas dou rendimento. Porque de tarde não tenho disposição nenhuma. Eu lhe peço me ajude por favor, por favor quero muito mudar e dar conta do recado sem acumular serviço por favor me ajude estou cansada do jeito que estou vivendo.
    Por favooooooooooooooooooooooooooooooooooor, SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    Muito obrigado pela atenção estarei esperando sua resposta. bjs
    ass: Sula Aparecida, de Guarulhos, São Paulo

  9. Oi Rafa querida!
    Ótimo post!!!
    Amei as dicas…
    Beijos!

    “Construindo Minha Casa Clean”

  10. ótimo post. valeu.

  11. Não conhecia a dica do vinagre, não sabia que ajudava a tirar limo. Valeu a dica, Rafa!

    Beijos

  12. Myla

    Adoro suas dicas, são bacanas demais! Acompanho sempre, e estou colocando em prática várias delas…
    Qual dica você pode dar, como devemos armazenar/guardar as roupas suadas após atividade física e, que não serão lavadas de imediato? Para não usar a máquina de lavar diariamente para uma situação desta.

    • Olá Myla tudo bem?

      Obrigada pelo comentário, adorei!

      Então Myla, depende de como fica a roupa. Se ela chega a ficar bem molhada, o ideal é passar uma água e deixar secar. Depois lave na máquina com as outras (só não se esqueça rs). Se a roupa não ficar muito molhada, deixe secar no varal e coloque no cesto de roupa suja (não coloque roupa molhada no cesto). Espero ter ajudado, bjinhos

  13. Bom dia, Rafa!
    A intimidade é porque você faz parte da minha vida. Te admiro muito, pelo desprendimento e bom gosto. Aguardo ansiosa por novos posts. Você evoluiu muito em pouco tempo, e o reconhecimento foi natural. Seu site é meu preferido no gênero. Te “curti” e desejo seu sucesso sempre.
    Beijo,
    Regina.

  14. Liana Paim

    Olá!

    Sobre a última dica: a minha máquina estragou pois eu não tirava ela da tomada quando acabava de usar, o técnico disse que pode ocorrer pequenos “vai e vem de energia” na rede elétrica em geral e isso afetou a parte elétrica da minha máquina, isso dentro de 1 ano e meio de uso. Hoje, sempre que eu termino de usar a máquina, já tiro ela da tomada. Acho essa uma dica essencial para compartilhar! ;-)