06 mar 2015
4 Comentários
Limpeza da Casa

Como limpar a casa economizando água

O blog Organize sem Frescuras! apoia e assina embaixo à economia de água. Acho importantíssimo economizar água não só agora que vivemos o drama do racionamento, mas sim, um hábito que devemos levar para a vida toda. Você sabia que dá para limpar a casa de uma forma eficiente utilizando pouquíssima água? Abaixo tem várias dicas de como limpar a casa e lavar a roupa economizando água e salvando o planeta:

 
Lavagem das louças
 
Acredite se quiser, segundo a Sabesp, gastamos em média 40 litros de água durante 15 minutos de torneira semi-aberta para lavar nossas louças. É muita água perdida, não é mesmo? Veja como economizar água lavando a louça:
 
Retire o excesso da comida no prato com o guardanapo, escova ou jornal antes de lavar a louça. Encha uma bacia (ou uma cuba da pia) com água morna e dissolva um pouco de detergente neutro. Coloque as louças dentro, ensaboe e enxague na torneira. Durante o processo, mantenha a torneira fechada, só abra para enxaguar. Para quem tem lavadora de louças, procure encher a máquina de louças para lavar.
 
Limpeza das superfícies 
 
Sabe como usar o mínimo de água durante a limpeza das superfícies da cozinha ou banheiro? Tenha dois borrifadores: um contendo somente água e outro com produto de limpeza. O borrifador é um ótimo aliado na limpeza, aproveita melhor o produto sem desperdícios. Borrife o produto de limpeza da sua preferência nas superfícies e passe um pano úmido para espalhar. Borrife água e com outro pano retire o excesso do produto. Seque com papel toalha ou pano em microfibra ( não deixa pelinhos na superfície)
 
Limpeza do piso 
 
Varra o chão com a vassoura ou passe aspirador de pó. Coloque um pouco de água morna no balde, não precisa enche-lo – menos da metade basta.  Coloque no balde, um pouco de detergente neutro ou produto desengordurante. Molhe um pano em microfibra ou 100% algodão (eles absorvem melhor a sujeira e não deixam pelinhos). Torça o pano e passe em todo o piso. Borrife água (use o borrifador) e passe outro pano úmido para retirar o produto. Seque com pano seco ou deixe secar naturalmente (abra as janelas). 
 
Limpeza das calçadas ou piso do banheiro
 
Reaproveite a água do último enxague da máquina de lavar roupa (máquina tradicional – abertura na parte de cima) e lave sua calçada, piso do banheiro ou os pisos que precisam ser lavados.
 
Limpeza dos vidros
 
Borrife um produto especial para limpeza de vidros ou coloque um pouco de detergente líquido e água dentro de um borrifador. Borrife o produto escolhido no vidro e esfregue com uma esponja não abrasiva úmida. Para retirar produto, borrife água morna e seque logo em seguida para não ficar manchado. Se precisar, use um rodinho para facilitar a tarefa.
 
Lavagem de roupas
 
Evite lavar a roupa todos os dias. Acumule um pouco de roupa para lavar de uma vez só. Divida essa tarefa em três dias durante a semana: uma para roupa de cama/toalhas, outra para roupas claras e brancas e outra para coloridas. Vale ressaltar que roupas suadas devem ser lavadas imediatamente para não manchar e o cheiro não impregnar na roupa. Para economizar água para lavar esse tipo de roupa, é só passar água para retirar o suor e deixar secar no varal. Depois lave normalmente junto com as demais roupas. 
 
Lavagem no tanque. Ao lavar as roupas no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
 
Máquina ideal. Para quem está pensando em comprar uma máquina de lavar roupas, prefira as de abertura frontal. Elas usam a quantidade de água ideal de acordo com a quantidade de roupas no cesto.
 
Plantas
 
Para molhar as nossa amiguinhas utilize um regador ao invés da mangueira.
 
Dica de ouro
 
Água da chuva! Se você mora em casa, aproveite a água da chuva para lavar pisos, calçadas e molhar as plantas. Utilize baldes e não se esqueça de tampá-los depois de cheios para evitar os temíveis mosquitos da dengue.

Quer ver mais dicas de como limpar gastando pouca água? Confira as dicas que dei para o portal UOL, aqui.
 

Se você tem uma dica de limpeza economizando água comente abaixo =) 

Acompanhe outras dicas e inspirações nas redes socias do Organize sem Frescuras, é só clicar e seguir!

Bjinhos
 
Gostou? Compartilhe:
4 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

4 Comentários
  1. Anonymous

    Olá Rafaela, adoro seu trabalho, parabéns!
    Em casa consumimos muita salada de folhas, então usava muita água para lavá-las. Agora foço diferente: em uma bacia grande deixo as folhas um tempo com água e vinagre, na hora de enxaguar folha por folha abro bem pouco a torneira e deixo outra bacia em baixo armazenando a água, passo essa água e a do vinagre em uma peneira para retirar os resíduos e utilizo na limpeza do piso e descargas. Ja vi o resultado na fatura deste mês, e o mais importante: o alívio de poder contribuir com o planeta….um abraço
    Elaine Braga

  2. Temos mesmo de economizar água.
    O desperdicio é grande por ai. Nem todos tem essa consciencia.
    Sempre é muito válido essas dicas.
    Bjs

  3. Virei fan sua. Nunca pensei que pudesse ser organizada, obrigada pelo empurrao. Queria te perguntar se voce tem alguma rotina para estudar. Um grande abraço e obrigada de novo pelo blog.

  4. eu adoro dicas de economia principalmente de água.confesso que eu gasto muito agua pois lavo a casa todos os dias por recomendação medica por causa que sou alergica.Estou querendo comprar um aspirador para melhorar minha economia pois acredito que para mim é a unica forma de economizar já que naõ posso varrer a casa