06 nov 2013
69 Comentários
Limpeza da Casa

As 10 utilidades do vinagre branco nas roupas

Você sabia que o vinagre branco é um produto excelente na limpeza da casa e das roupas? Acredite se quiser, ele limpa, tira cheiro, tira manchas, amacia, lustra, é natural e custa baratinho. Muitas pessoas descartam a ideia do vinagre nas roupas, por medo destas ficarem cheirando a salada, porém, o amigo vinagre não deixa cheiro e é o grande aliado da limpeza. Confira abaixo as 10 utilidades na lavagem das roupas:


1- Para amaciar as roupas e evitar fiapos, adicione uma xícara de vinagre ao ciclo de lavagem. Na máquina com abertura frontal, coloque na gavetinha de sabão. Na máquina com abertura na parte de cima, coloque o vinagre no início da lavagem.
2- Para remover os odores das roupas adicione uma xícara de vinagre na carga de roupa.
3- Tira cheiro de mofo de roupas velhas ou guardadas há muito tempo. Nesse caso é necessário deixar de molho na água com vinagre por um período de aproximadamente uma hora.
4- Tirar manchas de suor do modo tradicional. Passe uma esponja com uma solução de 15 ml (uma colher de sopa) de vinagre branco para 250 ml de água morna, depois enxague e lave normalmente. Se a peça não puder ser lavada, passe a esponja umedecida com a solução (teste antes a firmeza das cores) e depois lave a seco.
5- Para remover as manchas pré-existentesprepare com uma mistura de três colheres de sopa de vinagre + 2 colheres de sopa de detergente líquido em 4 xícaras de água. Esfregue a mistura na mancha e lave normalmente.
6- Para evitar o desbotamento da cor,adicione uma xícara de vinagre no ciclo da lavagem.
7- Para evitar que uma nova peça de roupa solte tinta, mergulhe-a em algumas xícaras de vinagre (não diluído) por 10 min.
8- Para branquear as roupas sujas, adicione uma xícara de vinagre em 5 xícaras de água. Leve para ferver, retire do fogo, adicione as suas roupas sujas e deixe de molho durante a noite. Em seguida, lave roupas normalmente.
9- A blusa de lã encolheu? Deixe-as de molho em uma solução com uma parte de vinagre para duas partes de água por 25 min. Depois remodele a roupa e deixe secar.
10- Para limpar o interior da máquina,adicione uma xícara vinagre no ciclo de lavagem (sem roupas).

E você, conhece mais utilidades do vinagre? Comente abaixo, gostaria muito de saber.

Bjinhos

Rafaela
Gostou? Compartilhe:
69 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

69 Comentários
  1. Oi Rafaela!
    Para tirar manchas de mofo das roupas (e não somente o cheiro) o vinagre também funciona?!
    Estou com algumas roupas manchadas e não sei bem o que fazer…help!

    • Para tirar manchas de roupas coloridas, basta vc pegar o Ipê tira manchas ( frasco cor de rosa) colocar a roupa em uma superfície plana, jogar o produto direto na mancha deixa alguns minutos esfregue com sabonete e depois lave normalmente.

    • Anonymous

      E o vinagre onde entra nisso?

  2. Rafaela,
    bom dia! tudo bem? o vinagre que vc fala é de vinho branco ou alcool? ou tanto faz?
    obrigada
    carol

  3. Anonymous

    Olá!
    ótimas dicas! parabéns pelo blog, eu não perco um post, adoro!
    Eu utilizo o vinagre no lugar do amaciante para roupas claras, intimas e toalhas.
    A roupa fica macia e sem cheiro de vinagre.
    Além de ser melhor para a máquina, o amaciante deixa aquela gordura.

    • Olá, obrigada! Ele substitui o amaciante numa boa. Não deixa aquele cheirinho como o amaciante, mas isso você pode resolver com água de cheiro e fica tudo certo rs. Bjinhos

  4. Para tirar o cheiro de bifes ou peixes e frituras, coloque meio copo de vinagre em uma vasilha com 1 pausinho de canela e cravos. Deixe ferver ande pela casa com essa panela, vc vai ver o cheiro desaparece.

  5. Nossa ! Quanta utilidade viu? adorei saber…
    Bjos

  6. Adorei, lá vou eu compra vinagre branco para lavanderia.
    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

  7. Anonymous

    Não entendi o que tu quiseres dizer com na “carga da roupa” no item 2. Qual a diferença entre colocar na carga da roupa e colocar na gavetinha, como diz o item 1? De qq forma adorei a dica e pretendo utilizá-la! Abraço, Susana.

    • Oi Susana! Fica como o item 1, ou seja, uma xícara de vinagre para cada carga de roupa, só veja o modelo da sua máquina… Bjinhos

    • Anonymous

      Obrigada Rafaela! Valeu a dica. Muito útil! Susana.

  8. Sabia do uso do vinagre. Aqui se usa pouco!! Gostei de saber mais. Bjs

    • Oi Ana, tem muita coisa, né? Vale a pena experimentar, depois conta pra gente o que achou.. Bjinhos

  9. Ohhh tantas utilidades del vinagre blanco mm me gusto mucho la idea para la lavadora
    Besos

  10. fabi

    Uso para limpar as janelas.

  11. Eu não sabia disso ! Adorei essa informação, obrigada ! bjsss jane

  12. Limpar rejuntes! Testei aqui em casa e o resultado foi milagroso!hehehehe Descobri no blog:
    http://www.enfimcasada.com.br/tag/como-limpar-rejuntes-encardidos/
    Bjsssssss

  13. Que dicas valiosas!!!Vou testar todas!!!Beijos
    Meu blog: FABIOLA KEFFER

  14. Oi Rafaela, eu não sabia que o vinagre servia para a lavagem das roupas, sabia que servia para não desbotar a roupa, a dica que eu já experimentei e deu certo foi para acabar com a micose da unha, tive uma micose no canto da unha fui ao Dermato e nenhum remédio que ele receitou deu certo, a unha já tinha o canto ficando meio verde, eu achei na Net e fiz, coloquei o vinagre de maça em um vidro conta gotas e deixei na prateleira do banheiro e toda hora que eu ia ao banheiro pingava umas gotas no canto da unha, em um mês a unha ficou curada, é ótimo pode confiar. Obrigada por suas dicas e por sua visita ao meu cantinho. Um bj no seu coração

    • Olá Rosaria, essa da unha nem imaginava, muito bom saber, obrigada! Estarei te visitando sempre que der e com o maior prazer! Bjao

  15. Minha flor, utilizo na limpeza da casa, mas das roupas, não sabia!
    Obrigada por sempre nos presentear com assuntos/conteúdos tão relevantes à nós, viu? De tanta excelência!
    Qdo eu crescer, quero ser igual à vc! Rsrsrs…
    Fiz uma brincadeirinha, mas pra te dizer de verdade que admiro mto vc e seu trabalho!
    Bjs e um lindo final de semana!

    • Oi Karin querida! Obrigada por suas palavras, fico muito feliz. Admiro você também e seu trabalho! Bjinhos e um lindo final de semana pra vc também!

  16. que blog maravilhoso menina
    meus parabéns
    como não podia seguir
    amando

    lindo dia bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

  17. Cassia

    Coloco meia colher (sopa) de vinagre branco no frasco de detergente e louça,copos, talheres e panelas ficam brilhando! Se usar água quente, melhor ainda!

  18. Oi Rafa!
    Quantas dicas ótimas!!!
    Vou começar a usar o vinagre em todas as lavagens :)
    Beijos!

    “Construindo Minha Casa Clean”

  19. Anonymous

    Ótimo para colocar na lava louças, substituindo o líquido secante…

  20. Anonymous

    Uso pra limpar granito. Limpa e dá brilo!

  21. Dicas valiosas!

  22. O vinagre branco tambem serve como amaciante e ainda e bactericida!! Coloque uma chicara de vinagre no lugar do amaciante e se prefirir coloque uma exencia de sua preferencia pra dar cheiro!! Bjss linda adorei suas dicas

  23. O vinagre é de vinho branco? E o cheiro não fica na roupa?

  24. Oi tem uma mancha dura de suor acumulado em uma camisa se passar vinagre sai?
    Tenho q deixar de molho?
    Quanto tempo?

  25. Mas para evitar o desbotamento da cor, ou que uma nova peça de roupa solte tinta, utilizo o vinagre todas às vezes que lavar ou só da primeira vez?

  26. minha nossa né que funciona mesmo estava com uma mancha de perfume egeo na minha blusa branca e o vinagre branco tirou tudo obrigadaaaaaaa

  27. ATENÇÃO MENINAS!!!!
    Sabem qual é a função mais incrível do vinagre? É o poder que ele tem de neutralizar o efeito do cloro, água sanitária, e outras químicas. Vou dar dicas pra vocês, podem testar agora:
    Quando colocamos a mão no alvejante ou outro produto com cloro e ficamos com a mão escorregadia, ponham um pouquinho de vinagre e esfregue as mãos e o efeito corta na hora, evitando que a química fique agindo na pele e unhas (o que pode causar unheiro em quem lava muita roupa e usa todos os produtos com cloro.

    ACREDITEM!! Sabe o efeito do cloro da piscina nos cabelos e na pele??
    Quando sair da piscina, leve um pouco de vinagre e enxague os cabelos e a pele: Corta o efeito na hora e os danos do cloro e dos outros produtos químicos da água não vão prejudicar os cabelos e a pele.
    Ele ainda vai deixar a pele e os cabelos macios…
    Há muitos anos uso com sucesso.
    Experimentem…

  28. Olá, estou com sérios problemas.hehehehe meu marido tem como uniforme uma camisa azul clara, ele trabalha com construção, e tem muito pó, e ela está ficando com manchas amarelas, o que posso fazer para tirar??? tenho aqui em casa só o vinagre de vinho branco, será que ele pode ser útil??? ou tem outra dica para me ajudar…agradeçooo muuuuiiiitttooooo se alguem puder realmente me ajudar…….

    • Olá Nati! Desculpa a demora… Experimente usar um produto pre lavagem na máquina antes de lava-la. Você pode usar vinagre sem problemas. Passe na mancha escrute agir por alguns minutos, depois esfregue um pouco de sabão de coco e lave normalmente. Se a mancha for forte e antiga, talvez fique mais difícil sair… Tenta pra ver se da certo! Bjao

  29. Olá meninas,
    Como é bom saber que os velhos segredos estão de volta! Eu sou do tempo em que ainda não havia shampu e muito menos amaciador para os cabelos. Então lavavamos os cabelos com sabão de sedas e na última passagem punhamos vinagre diluído na água. Os cabelos ficavam sedosos e saudáveis!
    No entanto, obrigada pelas dicas que aprendi no vosso blog. Estamos sempre a aprender, não é?

  30. Eu descobri o vinagre como amaciante quando minha filha nasceu, por ser natural e evitar alergias de contato.
    Desde então tenho usado para muitas coisas.
    As toalhas, mesmo depois de bem lavadas, logo no primeiro uso, ficavam com aquele cheiro de pano molhado.
    Passei a usar o vinagre no lugar do amaciante. Pra quem não abre mão do cheirinho de amaciante, dá pra misturar meio a meio.
    Moro no sul e aqui o clima é dividido em frio e quente, então, metade do ano, grande parte das roupas fica guardada. Então, passei a lavar e amaciar com vinagre antes de guardar, pois assim o cheiro sai mais facilmente quando faço a lavagem de troca de estação.
    Roupas masculinas ficam com cheiro mais forte, e mesmo bem lavadas, não estava satisfeita. Passei a usar o vinagre juntamente com o bicarbonato de sódio (uso junto com o sabão) e agora ficam com cheiro de recém compradas. (o bicarbonato é outro item que não falta na minha cesta de limpeza e serve pra MUITA coisa)
    E aprendi a usar o vinagre para clarear o rejunte junto com sabão e uma escovinha. Meu marido é cético e acha que foi o simples fato de esfregar com sabão, mas nós mulheres sabemos avaliar o esforço muito melhor do que eles, né? E eu achei que fez toda a diferença no resultado e com menos esforço. Na hora da limpeza fica o cheiro de salada, mas depois que tira e passa uma água, não fica nada (apenas a corzinha da limpeza… uma beleza)

  31. Olá Rafaela,
    Nossa to adorando seu blog, não tem um dia que não entro pra ver. Tenho dois filhos que estão na escola, e imagina com vem a camiseta branca, algumas estão manchadas com tinta (manchas antigas), gostaria de saber se tem algum produto que tira essas manchas. Obrigada bjss.

    • Olá Ana! Que bom que está sempre por aqui :) quando a mancha é antiga, talvez fique mais difícil de sair… Se for tecido claro, tente passar água oxigenada. Se for tecido escuro, um produto especifico tira manchas ( supermercado). Experimenta lá, bjinhos

  32. Anonymous

    para pessoa que tem suor muito forte é só usar álcool com bicabornato, colocar em frascos de desodorante e usar diariamente. fica bom do suor forte. Quantidade uma colher de café de bicabornato para uns 20 ml de álcool colocar no recipiente vazio do desodorante e fazer uso diariamente.

  33. Oi Rafaela! Muito legal teu blog! Eu era uma completa ignorante sobre o poder do vinagre até uns meses atrás quando li que ele era ótimo para limpar estofados de tecido. Lavei meu sofá (que é quase branco) e ficou lindo. Virei fã e passei a usar em vários tipos de limpeza até que um dia resolvi colocar uns pingos(toda vez que tomava banho) na minha unha do pé a qual tinha uma micose super-resistente: mais de 20 anos tentando inúmeros tratamentos. E para minha felicidade, o “Santo” vinagre operou mais esse milagre! Recomendo muito!!! Bjs

  34. Anonymous

    Passei pro aqui e estou adorando saber das dicas , vou tentar aqui em algumas roupas que mancharam com suor , mofo , desodorante etc … OBRIGADO

  35. Anonymous

    A Faixa branca em um vestido preto ficou encardida depois da primeira lavagem. alguém sabe me dizer se passando vinagre apenas na parte branca ela clareia? Obrigado.

  36. Oi Rafaela, tudo bem?

    Acompanho o seu blog há mais de um ano e sou muito fã das suas dicas, estou casada há quase 3 anos e confesso que aprendi contigo a cuidar de muitas coisinhas em casa e acho que muita recém casada se identifica ;)

    Abraços!

  37. margarida maia

    Utilizo o vinagre para ‘cortar’ o efeito do cloro, nas mãos por exemplo. Também no primeiro enxague, pois elimina o sabão de cara. É só colocar um pouquinho na água e pronto, não precisa ficar enxaguando toda vida

  38. Daiane Silva

    Olá.
    Recentemente descobri uma nova utilidade para o vinagre branco nas roupas.
    Casei a poucas semanas, ganhei um ferro de passar terrível e já queimei duas camisas brancas do meu marido, não chegou a ficar preta e nem fazer buracos, apenas uma mancha enorme amarela no meio da camisa rsrs. Como as camisas eram novinhas, não contei para ele e fui logo pesquisar uma solução na internet e achei a seguinte receita:
    Aqueça uma porção de vinagre branco (o suficiente para passar em toda a parte afetada pelo terrível ferro), coloque uma porção generosa de sal.
    Pegue essa misturinha e passe na parte que desejar.
    Na dica que eu achei estava pedindo para esperar a peça secar, como eu não tive paciência, logo coloquei de molho em um balde com agua e com o novo Ariel liquido. Deixei durante a noite e no outro dia enxaguei coloquei um pouquinho de amaciante e coloquei para secar, e quando eu vi cadê a mancha ??? Tinha sumido como mágica, eu simplesmente adorei.
    Espero que vocês também gostem.

    Bjooss

  39. Bom dia! Uso o vinagre, nas roupas, e tenho bons resultados. Tb. na limpeza
    da casa. Agradeço os tutoriais que envias.
    Boa semana.

  40. Olá Rafaela gosto muito das suas dicas. Gostaria de saber qual capacidade em quilos da maquina devo usar uma xicara de vinagre para limpeza da mesma. A minha tem capacidade para doze quilos. Beijos e obrigada.

    • Olá Andreza! Obrigada =) Pode colocar um copo cheio de vinagre branco, sem problemas ;) Bjinhos

  41. JAIANA FERNANDES

    Ola, bom dia…
    Estou querendo algo que tire cheiro de suor , mesmo depois que lava ainda fica com cheiro ruim.
    O vinagre seria útil para esse problema? E o vinagre não tira a espuma do sabão não?
    obrigada

    • Olá Jaiana, para roupas suadas, recomendo que deixe de molho por 2 horas com sabão e alvejante sem cloro. Depois lave normalmente na máquina. É muito importante lava-las imediatamente, ou seja, não espere para lavar, pois o cheiro fica mais difícil de sair =) Bjinhos

  42. Alana

    O vinagre branco é o que se compra em mercado? Ou onde se compra?