11 jun 2014
7 Comentários
Limpeza da Casa

15 super dicas utilizando limão na limpeza da casa

Já vimos aqui no blog alguns produtos naturais na limpeza da casa como o vinagre branco de álcool (ver post aqui) e o santo bicarbonato de sódio (ver post aqui). As maravilhas não param por aqui… Agora chegou a vez de o limão entrar em cena. Acredite se quiser, um pequeno limão pode ser o grande aliado na limpeza da casa. Isso porque a fruta contém uma alta concentração de substâncias ácidas, capazes de combater diversos micro-organismos. Excelente para limpeza de superfícies em geral e neutralizador de odores. É mais um item indispensável na listinha do supermercado. Confira abaixo algumas super dicas utilizando o nosso novo amiguinho:
 

1- Livre-se de insetos e formigas. Corte pequenas fatias de casca de limão, e coloque em soleiras, peitoris de janelas, em torno de entradas de porta, e perto de todas as rachaduras ou buracos onde as formigas ou pragas pode estar entrando. As formigas não gostam de limão e não vão entrar em sua casa. Limões são também eficazes contra baratas e moscas.

2– A meia encardiu? Sem problemas. Coloque as meias para ferver junto com algumas rodelas de limão, depois lave normalmente.

3- Manchas de café em xícaras e canecas. Coloque uma porção de casca de limão em uma caneca de café manchado e adicione água. Deixe descansar por algumas horas, em seguida, limpe com um pano. 

4- Limpa cafeteira e chaleira. Quando o depósito mineral se acumular em sua chaleira, encha-a com água, adicione um punhado de fatias finas de casca de limão e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe descansar por uma hora, escorra e enxágüe bem. 

5- Limpeza do microondas. Adicione cascas de limão em uma tigela para microondas e encha até metade com água. Deixe por 5 minutos em potência alta. Com cuidado, retire a tigela quente e limpe a sujeira com um pano úmido. Se o micro estiver mega sujo, troque a água por vinagre branco de álcool.

6- Limpa rejunte. Faça uma pasta com suco de 1 limão + 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Esfregue no rejunte com uma escova e deixe por 15 minutos. Enxague com água.

7- Polidor de metais: Tire manchas de metais, esfregando um limão cortado pela metade. Enxague e lustre com um pano macio e seco.

8- Dar brilho em cobre, latão, aço inoxidável : esprema um limão e coloque um pouco de sal (ou bicarbonato de sódio) e esfregue sobre a área afetada. Deixe por 5 minutos. Em seguida, enxágüe com água morna e seque.

9- Umidificador de ar:  Para clima seco, coloque cascas de limão em uma panela com água e deixe cozinhar na configuração mais baixa do fogão-alto para umidificar e perfumar o ar.

10- Limpeza de tábuas de corte: Limão tem propriedades antibacterianas, por isso é uma ótima opção para limpeza de tábuas de corte.  Após lavar a tábua como de costume, esfregue um limão cortado na metade e  deixe descansar por alguns minutos e enxague. 

11- Adicione a casca de limão (com polpa removida) no açúcar mascavo para ajudar a mantê-lo úmido e fácil de usar.

 

12- Retire os alimentos secos do seu ralador esfregando com o lado da polpa de um limão cortado. 

Elimina odores

13- Tira cheiro da geladeira.  Corte o limão ao meio e deixe em um canto da geladeira.

 14- Tira cheiro de fritura ou peixe da cozinha. Ferva cascas de limão com cravo, canela em pau, e cascas de laranja para fazer um aroma agradável e umidificador do ar enquanto cozinha.
 15- Coloque algumas cascas de limão no fundo da lata de lixo, para manter cheiro fresco.
 
Agora vai uma receita natural e super eficiente para a limpeza da casa:

Limpador natural feito com limão e vinagre branco

Clique na imagem para melhor visualização

 

 

Conhece alguma receitinha especial utilizando limão? É só comentar abaixo!

Bjinhos

Rafaela
 
 
 
Gostou? Compartilhe:
7 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

7 Comentários
  1. Amei o post!
    Pode ser qualquer limão ou só esse amarelinho?
    Abraços!

  2. Obrigada pelas dicas. Aproveito para tirar duas dúvidas:
    1 – pode se limão galego?
    2 – vinagre pode ser de maçã?

    • Olá Vânia! Pode ser qualquer limão. O vinagre pode ser de maçã sim. Eu, particularmente prefiro o de álcool, pois é mais fortinho… Bjis

  3. Será que serve pra mofo também?

    • Olá! Pra mofo, a melhor pedida é o vinagre branco, mas da para experimentar o limão sim… Bjos

  4. Ótimas dicas Rafa, vou imprimir e deixar na porta da geladeira,,rsss
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com