Limpeza da Casa
12 jun 2015

10 dicas para limpar a casa de forma profissional

Empresas de limpeza são mestres na arte da faxina rápida. Entram e saem, deixando superfícies reluzentes de tão limpas. Os faxineiros de profissão trabalham com eficiência para fazer o serviço do modo mais rápido e fácil. Para limpar em tempo recorde, use as 10 dicas abaixo, dos limpadores profissionais:

capa post

1- Agende a limpeza

Ninguém contrata uma empresa de limpeza que promete vir “neste ou no outro sábado, quando não tiver mais nada para fazer”. Aprenda com os profissionais a estabelecer dias e horários fixos para a faxina. Eles não param até terminar o serviço (nem você deveria). Coloque as tarefas na sua lista e execute-as depressa, sem distrações.

2- Mantenha a motivação

Você não encontrará profissionais parando para ver televisão ou consultar email (ou Facebook). Use motivadores para evitar distrações e o tédio. Coloque música animada para dar energia. Faça a faxina em equipe com amigos ou a família para se manter motivada.

3- Escolha a roupa certa

Os profissionais vestem roupas confortáveis e laváveis, próprias para o trabalho. Sapatos adequando poupam seu corpo. Luvas protegem as mãos dos produtos químicos. Separe uma roupa confortável  e transforme-a no seu uniforme de faxina.

4- Invista em utensílios adequados

Faxineiros profissionais não usam engenhocas. Você nunca os verá utilizando utensílios descartáveis ou o mais recente aparelho que viram anunciado no canal de compras. Adquira bons utensílios, uma só vez, terminando sua tarefa em tempo recorde.

5- Carregue os utensílios com você

Como transcorre a sua sessão de limpeza? É rápida e concentrada? Ou é mais ou menos assim: “Ih, esqueci o detergente. Preciso descer”. E a escova de limpar privada? No banheiro das crianças, no fim do corredor. Corre até a área de serviço para pegar mais panos de limpeza, e até a cozinha atrás do papel toalha. Cadê o aspirador? Quem usou o rodo para lavar o carro? Limpadores profissionais levam suas ferramentas de trabalho consigo- todos os utensílios, limpadores, escovas e panos necessários para terminar o serviço estão no kit de faxina deles. Aspirador de pó, esfregão e pano de chão esperam na porta do cômodo. Um saco de lixo já está num bolso, junto com outro utensílio. É por isso que os profissionais terminam o banheiro todo antes que o amador volte com o sapólio que foi buscar.

6- Simplifique os materiais

Há um motivo para os profissionais carregarem tudo de que precisam num só recipiente: eles simplificam os produtos que usam. Os profissionais vão para o trabalho com os Quatro Grandes:

Limpa vidros, desengordurante ou detergente, limpador de pisos e banheiros, sapólio em pó ou líquido,e basta! Com esses produtos, os profissionais conseguem dar conta de qualquer tarefa de limpeza normal.

7- Faça cada movimento valer a pena

Faxineiros profissionais não passam por um cômodo mais do que uma vez. Se estiverem na frente da pia do banheiro, aplicarão o produto para vidros e passarão pano no espelho, esfregarão a pia, limparão a bancada e polirão as torneiras antes de virar para os lados. Não transforme suas sessões de limpeza num exercício físico- faça cada movimento valer. Fique parada e limpe o que estiver na sua frente antes de ir adiante.

8- Duas mãos valem mais que uma

O faxineiro profissional não trabalha só com uma das mãos, e você também não deveria. Aplique o produto no espelho com uma mão, passe o pano com outra. Esfregue a bancada com duas esponjas e panos. Tirar o pó duas vezes mais rápido com o pano para o cantos e reentrâncias, e o pano na outra, para superfícies planas.

9- Guarde as coisas

Os profissionais vêm para limpar, e não para arrumar áreas de trabalho, móveis, aparelhos domésticos e pisos. Não poderão fazer o serviço se cada superfície horizontal na casa estiver coberta de papéis, brinquedos, pratos sujos e tralhas em geral. Imagine que você contrata uma cara equipe de faxina. Você não iria fazer com que eles tivessem de dar um jeito na bagunça só para poderem fazer o trabalho. dê a você a mesma situação inicial que daria aos profissionais: arrume antes de limpar.

10- Trabalhe em equipe

Duas pessoas arrumam uma cama quatro vezes mais rápido do que uma só. Observe os profissionais. Em equipes de dois ou três, limpam uma casa de tamanho médio em pouquíssimo tempo. Sempre que as circunstâncias familiares permitirem, faça da faxina um assunto de família. Os membros da família ficam mais relutantes em sujar uma casa se eles fizerem parte do esforço para limpá-la.

Agora é com você!

Boa sorte!

Bjinhos

Fonte: Acabe com a Bagunça ( Cynthia Townley Ewer)

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
15 comentários em “10 dicas para limpar a casa de forma profissional”
  1. Andrea12/06/15 • 09h56

    Excelente! Simples, prático e rápido!
    Adorei a dica.

  2. Fernanda12/06/15 • 13h54

    Ótimas dicas! Adorei! Praticidade e organização são tudo. Beijos!

  3. Neli Lyra16/06/15 • 20h31

    Adorei as dicas, obrigada!!! :)

  4. Fabiane Silva17/06/15 • 17h55

    Muito útil!

  5. Alda21/07/15 • 09h26

    P A R A B É N S !!!!
    Prático, criativo e generoso.

  6. Jouse Karla01/08/15 • 14h03

    Adorei as dicas, encontrei o que estava procurando. Muito bom

  7. Suzana11/08/15 • 00h17

    Gostaria de saber se Vc tem uma mistura caseira de produtos para limpar e dar brilho em escada de marmore que ficou com manchas de vômitos limparam mas a manchas não saíram.obrigada.

    • Rafaela Oliveira11/08/15 • 16h09

      Olá Suzana tudo bem? Experimente passar água oxigena e deixe agir por alguns minutos. Finalize com pano e detergente neutro (transparente) e retire o produto com pano úmido e água, espero que dê certo! Bjinhos

  8. Zulmira Oliveira18/08/15 • 11h40

    Excelente dicas. Parabéns!

  9. Mari Sol08/11/15 • 22h13

    Amei seu Blog e não posso deixar de a felicitar pelos prémios ganhos.
    Realmente todos os seus vídeos prendem a minha atenção. Inclusive
    ando a tentar encontrar aqui o Livro da Donna Smallin que você indica
    num dos vídeos. Não sei se em Portugal o encontrarei.
    E já recomendei este Blog às minha amizades numa página do FB.
    Um abraço e todo o sucesso do Mundo, você merece :)

    • Rafaela Oliveira09/11/15 • 21h33

      Obrigada Mari fico muito feliz em saber! Um super beijo pra vc e suas amigas =) Espero que encontre o livro, vale muito a pena ler …

  10. janete marins26/05/16 • 22h23

    Ola gosta de saber quantas horas leva para dar faxina em uma casa de 3 quartos 2 banheiro uma sala cozinha e 2 varandas

  11. Fernanda Bortolini03/01/17 • 12h31

    ótimas dias! obrigada pela ajuda!

  12. Batata Doce05/03/17 • 00h26

    Organização é tudo de bom!!!

  13. tania09/05/17 • 18h42

    Poderia ter dicas de produtos naturais, usando limao, vinagre… o que acham?

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home