Organização
20 set 2013

10 cuidados especiais com as roupas de cama

Para manter a casa saudável é preciso uma dose de limpeza, certo? Com as roupas de cama é a mesma coisa. Embora os edredons, travesseiros e os cobertores precisem de limpeza, ela não precisa ser feita mais que duas vezes por ano. No intervalo deste período basta mantê-los sempre arejados, desta forma ficarão livres do pó e do mofo. Para manter a limpeza e a qualidade das roupas de cama, alguns cuidados são fundamentais, confira:


 



1- Acabe com as manchas. Elimine as manchas nos travesseiros, cobertores e edredons assim que notar. Use sabão para roupas delicadas e uma esponja úmida, enxague e seque em lugar quente ou use um secador de cabelos.
 
2- Areje os travesseiros. Todos os meses, areje os travesseiros colocando na secadora quente por 15 minutos (o calor mata os ácaros) ou pendurado ao ar livre.
 
3- Lave os travesseiros. A cada seis meses, coloque os travesseiros na máquina de lavar no ciclo delicado (verifique a etiqueta de lavagem antes). Não adicione amaciante. Seque ao ar livre ou na secadora. Se preferir, mande os travesseiros na lavanderia.
 
4- Cuide dos edredons. A cada seis meses, areje os edredons colocando na secadora quente. Se a etiqueta indicar que isso não pode ser feito, pendure ao ar livre por algumas horas.
 
5- Não lave os edredons com frequência. Os edredons só precisam ser lavados uma vez por ano, e menos ainda se tiverem penas. Só coloque na máquina se a etiqueta indicar.
 
6- Lugares ideais. Não guarde os edredons ou cobertores em sacos plásticos vindos da lavanderia, pois se não estiverem totalmente secos, pode ocasionar o mofo. Utilize capas de TNT ou algodão próprio para eles.
 
7- Lavanderia. Edredom tamanho king size ou maiores não cabem na máquina de lavar ou secadora doméstica. Leve na lavanderia.
 
8- Deformação. Para evitar que o enchimento dos edredons ou dos travesseiros embole quando colocados na secadora, junte bolas de tênis firmes às peças.
 
9- Clareie lençóis amarelados. Para reavivar lençóis amarelados, deixe de molho por 2 horas com 40 g de tira-manchas por litro de água morna antes de lavar.
 
10- Cobertores de lã. Vários cobertores e colchas de lã pedem lavagem à seco (veja a etiqueta), mas retire as manchas do mesmo modo que nas outras roupas de cama ( dica número 1)
 
Fonte:  Limpe e arrume sua casa

 

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
11 comentários em “10 cuidados especiais com as roupas de cama”
  1. Kelly Santos20/09/13 • 12h18

    Rafa, que dicas geniais!!!
    Preciso muito de uma dica… você acha que a cama box baú é propícia para guardar as roupas de cama?

    Nesse mundo de apartamentos pequenos, a forma de otimizar o espaço do guarda-roupas foi comprando a cama box baú.

    Qual sua opinião?
    Obrigada.

    Beijo
    http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br/

    • Rafaela Oliveira23/09/13 • 21h21

      Obrigada Kelly! Olha, eu particularmente não gosto deste tipo de cama, pois não acho prático e me preocupo com o mofo ( já que é um lugar escuro e pouco ventilado). Mas, se você tem este modelo, minha sugestão é que guarde as roupas que menos usa em sacos de TNT ou algodão para uma melhor ventilação e proteger do pó e do mofo. Uma vez por semana levante a cama e deixe aberta por pelo menos meia hora para ventilar. As roupas que usa com frequencia, sugiro que em outro lugar.

      Espero ter ajudado, bjinhos

  2. Karin Filgueira21/09/13 • 01h46

    Rafa, acho que sou meio neurótica… Acredita que lavo cobertores e lençóis todos os meses?
    Não sabia que não podia… Obrigada por informar, viu!

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: – Meu Doce Lar

    • Rafaela Oliveira23/09/13 • 21h26

      Oi Karin posso dar uma sugestão? Já que gosta de lava-los sempre, utilize capas para o cobertor, desta forma você não precisar lava-lo com frequencia, somente as capas… Já os lençóis, lave uma vez por semana.

      Bjinhos e tenha uma ótima semana

  3. Dai Dekoratie21/09/13 • 23h44

    Rafa
    Adorei a dica 8 vou testar rsrs

    Bjs

    “Dekoratie”

  4. Grazi22/09/13 • 00h06

    Oi Rafa!
    Ótimas dicas!!!
    Porque não se pode colocar amaciante nos travesseiros? E se lavar o cobertor de lã na máquina será que estraga? rsrs
    Beijos!!!

    “Construindo Minha Casa Clean”

    • Rafaela Oliveira23/09/13 • 21h32

      Oi Grazi! O amaciante poderá deixá-las “grudadinhas” e não ficará o mesmo efeito. Os cobertores de lã, você pode sim, mas desde que tenha esta recomendação na etiqueta… Bjinhos

  5. Anonymous24/01/15 • 12h20

    não entendi a dica número 8 : “junte bolas de tênis firmes às peças” por favor, poderia explicar? obrigado!!

  6. Anonymous30/01/15 • 12h26

    Olá
    Como faço para tirar manchas amareladas deixadas por óleo de bronzear ou protetor solar?
    Grata
    Tânia

  7. Dina12/12/15 • 21h40

    Adoraria ver um video de como vc organiza seus jogos de cama, cobertores, edredons, como armaneza eles no periodo de desuso…. Bjs

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home