Casa e decoração
06 jan 2013

Como decorar a casa gastando pouco

O sonho de muita gente (inclusive o meu) é ter uma casa linda, decorada e, é claro, gastando pouco. Para decorar a casa, não precisa de muito dim dim, mas sim, de muita criatividade e bom gosto. Vivemos um momento em que a sustentabilidade está em alta e isto é maravilhoso, pois temos o incentivo de reaproveitar objetos que estão há tempos sem uso ou o seu destino final seria o lixo. Em grandes mostras de decoração como a Casa Cor e o Morar Mais por Menos, usam e abusam da ideia do “sustentável” para decorar e dar graça nos ambientes. Vamos entrar na onda também? Aqui estão algumas sugestões para você decorar a casa de uma forma sustentável, sem pesar no bolso e o melhor, contribuir com o meio ambiente.
Parede
Papel de parede dá um toque especial em qualquer parede, simplesmente sou fã. Mas, se você quer dar outra cara para uma parede e gastando pouco (sim, o papel de parede não é barato), que tal investir em um tecido bem lindo?! Dependendo do tecido que escolher, sairá mais em conta do que o papel de parede e o efeito é o mesmo.
Papel de Parede

Outra opção barata e que faz muito a diferença no ambiente é pintar uma parede com tinta. Hoje você encontra uma infinidade de cores lindíssimas para todos os gostos. Para não errar na escolha da cor, compre pequenas latinhas de cores diferentes (color teste) e dê uma pequena pincelada na parede que deseja pintar.

Para deixar a parede alegre sem mexer muito nela é usar adesivos de parede decorados ou washi tapes (fitas adesivas coloridas).
wt5_rect540[1]

Quarto
Você acaba de comprar uma cama box ma-ra-vi-lho-sa e,  para ela ficar ainda mais bonita no quarto, invista nas cabeceiras. Veja as opções descoladas e baratas:

Várias almofadas juntas dão um efeito incrível e muito fofo, né?


Cabeceira

Pallets são sempre bem vindos aos ambientes, é a união perfeita do rústico com o moderno.

Cabeceira Pallets

Uma porta janela velha, ganha pinceladas de tinta e muita vida.
Janela

Se você não tem uma mesinha lateral ao lado da cama, improvise com uma cadeira original ou até mesmo com malas estilo vintage. Ficará perfeito!

Closet
Uma ideia ótima para enxugar o orçamento é usar no closet algumas prateleiras de compensado de madeira e fazer o cabideiro com canos de aço.
DSC01770
Sala
Caixotes de feira formam uma mesa de centro super estilosa e você os acha em qualquer feira.


Pallets

Almofadas não podem faltar na decoração. Reaproveite blusas de lã sem uso e transforme-as na mais nova amiga do seu sofá.

 Capa Almofada

Pneus viram puffs e encantam a decoração.

Sua poltrona ou sofá estão muito gastos ou sem graça? Escolha o tecido da sua preferência e já para o estofador!

 

 

Se você tiver um aparador em casa, este espelho de colheres descartáveis ficará perfeito em cima dele.
 

Flores são sempre bem vindas… Reutilize diferentes garrafas e potes de vidro e pinte-os por dentro com tinta especial para vidros.


 Vasos

Cozinha
Para improvisar (ou acrescentar) prateleiras na cozinha ou despensa, pinte uma escada velha e aproveite sua nova utilidade!
309259_479050672105208_1734639840_n[1]

Banheiro


Uma maneira de mudar a cara do seu banheiro gastando pouco é colar adesivo de pastilhas em cima do azulejo.

Escritório
Sabe aquelas várias revistas que só estão ocupando espaço na prateleira?Separe algumas e monte uma mesinha de escritório moderníssima!

Prateleiras
Tábuas de madeira + tiras de couro viram prateleiras bem boladas e super úteis.
Prateleira
Luminárias
Escorredores de macarrão coloridos para iluminar com estilo!


 Luminária
 Como é a casa dos seus sonhos? Comente abaixo, gostaria muito de saber!

Bjinhos e até a próxima!!

Imagens: Pinterest
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
49 comentários em “Como decorar a casa gastando pouco”
  1. Josy Santos06/01/13 • 09h22

    Pequenos detalhes já dá um efeito diferente. A simples troca do tecido da almofada da sala e já tem um efeito diferente. Gostei muito das dicas.
    Um ótimo domingo!!

    Josy Santos

    • Rafaela Oliveira08/01/13 • 21h06

      Nossa e como, Josy e o melhor, gastando super pouco :) Obrigada pelo recadinho, tenha uma ótima semana!

  2. Silvia Helena Marcillo06/01/13 • 15h16

    Tudo muito criativo e belo. Simplicidade se transforma em elegância e bom gosto…
    bjins e visita meu blog…bjins

  3. Rosaria Amorim06/01/13 • 22h21

    Oi Rafaela, muito bom post viu? Ótimas ideias.Tem muitas pessoas que precisam de isentivos para ver que não precisa de muito dinheiro para ter uma casa aconchegante e organizada. Um BJ

    • Rafaela Oliveira08/01/13 • 21h10

      Olá Rosaria quanto tempo! Estou devendo uma visitinha para vc, né? Não precisa mesmo, ter uma casa decorada e gastando pouco, todo mundo quer! Só é preciso ter bom gosto e imaginação! Obrigada pela visita bjinhos

  4. Mariana07/01/13 • 08h51

    Oi, Rafa!
    Eu adorei as sugestões! Já me deu muita ideia boa rs! Realmente, devemos programar nossa mente pra pensarmos de forma sustentável, pois cabe a nós a tentativa de melhorar a situação, né? Aqui em casa, me esforço pra fazer isso.
    Um beijo!

    • Rafaela Oliveira08/01/13 • 21h14

      Este comentário foi removido pelo autor.

    • Rafaela Oliveira08/01/13 • 21h17

      Olá Mari que bom que gostou! Aos poucos a nossa cabeça vai aderindo melhor a ideia do sustentável na decoração, torço muito para que no presente e tb no futuro seja assim. Uma ótima semana para vc! bjinhos

  5. Juliana Amado07/01/13 • 10h50

    Eu peguei um apartamento com móveis embutidos em todos os cômodos (nem a sala escapou). Então, a casa dos meus sonhos seria um banheiro com uma bancada feita de uma penteadeira antiga, cozinha com ladrilhos hidráulicos… e claro, uma banheira!
    Nos meus primeiros dias no apê, eu improvisei uma mesa de cabeceira com revistas. Agora estou com uma mesinha improvisada. Mas vou pintá-la e colar contact para ficar mais alegrinha enquanto não tenho um criado mudo.
    A ideia de colar adesivo de pastilhas é ótima, não o conhecia! Eu colei papel adesivo (tipo contact) numa parede da minha cozinha. Fez mó efeito e todo mundo comenta!
    Adorei esse post!
    Beijos.

    • Rafaela Oliveira08/01/13 • 21h22

      Que delícia de casa, em? Adoro ladrilhos hidráulicos tb, são super charmosos, né? Adorei a sua ideia do contact, quando terminar o projeto posta pra gente ver? Bjinhos :)

  6. Make it happen!17/01/13 • 15h49

    Ameiiiiii td de paixão!

  7. Kristielen Mara21/02/13 • 09h06

    Muito linda as idéias , são práticas e realmente baratas . nunca ttinha penssado em decorar o meu quarto gastando tão pouco.
    amei

    bjinhos

    • Rafaela Oliveira22/02/13 • 21h15

      E olha que tem muito mais ideias Kristielen. Se eu fosse colocar todas elas, o post ficaria gigantesco rs. Por isso, vou colocando aos pouquinhos. Mas o principal : solte a imaginacão antes de jogar qualquer coisa no lixo, pois muitas vezes rendem excelentes projetos! bjinhos e obrigada pelo comentário

  8. Vanda Vicentim25/02/13 • 14h58

    Muito bom o post e as dicas de decoração para apartamentos pequenos estão de parabéns as dicas serão de grande utilidade.

  9. Anonymous28/02/13 • 16h40

    Nossa, adorei demais a ideia da escada velha para a dispensa. Já imaginei um jardim vertical na varanda. Muito legal tv os adesivos de pastilha, super prático para qm mora de aluguel. Show!

  10. Renan Gomes28/02/13 • 17h19

    eu queria uma casa parecendo ‘velha’ mas moderna cheia de estilo

  11. Anonymous07/03/13 • 19h01

    oi muito bom , inclusive sem gastar muito ne ? vou abrir um brecho e gostaria de sulgestões bem legais e baratas
    bjocas mil

    • Rafaela Oliveira11/03/13 • 20h37

      Legal ,né? Acompanhe o blog que verá muitas ideias para aproveitar na casa com estilo e sem pesar no bolso! Obrigada bjinhos

  12. Olá Rafaela, tudo bem?
    Eu procurando um jeito de melhorar uma parede aqui de casa..e acabei parando no seu site.
    Super parabéns, uma gracinha mesmo..estou me divertindo!
    Gostaria muito da sua ajuda, estou morando na França e nosso apto. aqui é alugado..tenho uma parede feia no meu banheiro e não sei como dar um jeitinho nela!!
    Meu banheiro é azul e branco e a parede mede 1,80 de altura 0,70 de largura, você teria alguma sugestão? (papel de parede não vai porque a textura da parede bem grossa)
    Bom obrigada e sucesso com seu site!
    Flávia.

    • Rafaela Oliveira30/05/13 • 05h53

      Oi Flávia que bacana! Seja bem vinda por aqui!
      Realmente papel de parede não dá mesmo, a minha sugestão são os adesivos de parede, além de ter varios modelos lindissimos, é fácil aplicar e não custa caro. Dá uma olha no site da geostickers ou grudado. Se quiser também, dê uma olhada neste link onde dou várias dicas para organizar e decorar um banheiro de aluguel:http://www.organizesemfrescuras.com/2012/11/como-organizar-um-banheiro-pequeno-e-de.html
      Espero ter ajudado, se puder me conte o que achou, vou adorar saber!

      Bjinhos e felicidades aí

  13. Anonymous02/06/13 • 17h21

    Achei tudo o maximo. Parabens!!!!

  14. andreia soares02/06/13 • 17h58

    Uma dica pra vc Rafela…sobre o Escritório é que se alguém esbarrar no be da mesa ou seja nas revistas tudo vira abaixo…não é muito legal acontecer isso mais…pq já aconteceu com migo isso..então é bom colar ou pregar as revistas…

  15. Anonymous09/06/13 • 10h52

    Olá Rafaela, amei as sugestões vou tentar fazer o centro da sala com caixotes de feira, adorei!
    Mas gostaria na verdade de perguntar como posso colar o tecido na parede, pois estava esperando ter um dinheirinho para fazer a parede do quarto do meu filho, só que papel de parede é muito caro! A idéia do tecido é perfeita mas como aplicar para que não fique cheio de bolhas? e qual tipo de cola usar? Um abraço e parabens pelo blog!
    Andrea Nunes

    • Rafaela Oliveira29/07/13 • 20h54

      Oi Andrea tudo bem? Desculpa a demora para responder, não estava mais encontrando seu comentário… Para colar o tecido, passe cola com pincel, e cole o tecido aos pouquinhos. Para tirar as bolhas, use um cartão (de crédito) ou espátula para alisar o tecido a medida que for colando. Passe-o o do meio para as laterais. E quanto a cola pode ser a cola branca Cascolar ( acho melhor). Obrigada pela visita e espero que dê certo! Bjinhos

  16. Fernanda Holt20/07/13 • 14h21

    Oi Rafa, muito legais as ideias de reaproveitar as peças para dar uma realçada na decoração. Gostei das garrafas pintadas e da cadeira como apoio para a cama.
    Outra coisa que eu acho legal citar é que hoje em dia tem marcas de papel de parede brasileiras como a Bobinex que vendem esse produto com um preço bem melhor do que os importados. Beijos, Nanda

    • Rafaela Oliveira29/07/13 • 20h55

      Bem lembrado Nanda! A Bobinex é uma ótima opção e está com estampas lindíssimas. Bjinhos

  17. Anonymous28/07/13 • 15h18

    Como é essa ideia da mesa de escritório. as revistas realmente seguram o peso do tampo de mesa? Com q tipo de cola uso para aderir a revista ao tampo de mesa? Pretendo usar a porta de vidro temperado do box antigo,

    • Rafaela Oliveira29/07/13 • 20h48

      Olá tudo bem? Que bom que gostou da ideia, tb adoro esta mesa. O bom é colar uma revista na outra para maior segurança. Para colar o tampo, utilize silicone transparente especial para vidro, ou você pode pedir na vidraçaria, círculos de silicone para aderir o tampo. Bjinhos

  18. Anonymous31/07/13 • 10h23

    gostaria de saber se os adesivos de pastilhas não descolam da parede com o calor

  19. Anonymous16/09/13 • 17h10

    Oi,
    Muito legal suas idéias.
    ADOREI

  20. Cintia Inacio Pereira16/10/13 • 20h02

    mude a letra.pois não dá para ler suas dicas….mas adorei as imagens!!1

    • Rafaela Oliveira16/10/13 • 22h11

      Oi Cintia tudo bem? Você diz a letra do post? Você sabe me dizer qual é o tamanho que está vendo? Gostaria muito de saber para entender o que acontece… Obrigada

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home