Dicas Lá de Casa
08 jan 2013

Dicas lá de casa -papelada organizada

Sempre que escrevo, torço muito para que as dicas de organização possam surtir efeito na casa das pessoas. Para empolgar ainda mais (e você organizar a casa de uma vez por todas), a partir de hoje, você encontrará no blog, o  “Dicas lá de casa”, onde postarei fotos de tudo que organizei na minha casa, e contar como foi a experiência. Desta forma, você se inspira e organiza a sua casa sem medo de ser feliz (e sem desculpas!). Se quiser, aproveite o comecinho do ano para mandar aquela papelada que está guardada por muito tempo, no lixo! Para ajudar, veja como foi à organização da papelada lá em casa:

Antes:


No meu antigo apartamento, guardava toda a papelada da casa dentro de uma única caixa. E olha, tinha papelada que não acabava mais (como juntamos papéis, não?!). Na caixa, havia: contas, documentos, fotos, manual de instruções, projeto da casa, folders de propaganda, entre outros vários papéis de anos passados. Quando precisava achar um simples comprovante de residência, gastava muito tempo o procurando. Confesso, era irritante!


Solução:

Para organizar a papelada e tudo ficar mais prático, separei a tarefa em etapas: 
1- Descartar toda a papelada inútil. Atenção: Antes de ir jogando tudo no lixo, dê uma olhada no prazo de validade dos documentos, para saber mais, clique aqui.
2- Selecionar e separar toda a papelada em categorias, por exemplo: conta a pagar, documentos, projetos da casa, manual de instruções, notas fiscais, holerites, fotos, passaportes, entre outros.
3- Guardar cada categoria em pastas de plástico e etiquetar o seu conteúdo. Isso facilita na hora da procura. Escolhi a pasta de plástico, pois  são baratinhas.



4- Dentro de algumas pastas, tem as chamadas “subcategorias”,isto é, separo com clipes, o mês ou assunto de cada documento.





5- Na pasta “contas a pagar”, optei por uma pasta sanfonada e separei cada divisória pelo mês.




Para quem não tem espaço dentro do armário, uma boa pedida são as pastas sanfonadas. Separe uma divisória para cada categoria da sua papelada.

Produtos usados:

Pastas com elástico (4 cm de espessura) + rotuladora para etiquetar + caixas para guardar fotos e passaportes. Se não tiver uma rotuladora, sem problemas, cole uma etiqueta e escreva à mão ou imprima no computador.



Para quem não tem tempo:

Se você não dispõe de muito tempo ou ânimo para organizar a papelada, faça um pouquinho a cada dia, quinze minutos são suficientes. Siga este plano infalível:

Divida dois dias para o descarte, dois dias para separar a papelada por categorias e um dia para guardar tudo e etiquetar (este é mais fácil). 
por Rafaela Oliveira
Comente aqui
26 comentários em “Dicas lá de casa -papelada organizada”
  1. Ana Lígia08/01/13 • 09h54

    Oi Rafaela fizemos isso aqui em casa tbm,
    no fim de semana, comecei na sexta e o marido concluiu no sábado.

    É bom demais olhar um espaço organizadinho, dá gosto. Sem contar a praticipade.

    Estou sempre por aqui!

    Vc já visitou o meu blog, Cantinho Organizado.

    beijos.

    • Rafaela Oliveira08/01/13 • 21h50

      Olá! Já dei um pulinho no seu blog e deixei um recadinho por lá! Papelada em ordem é outra coisa, né? Parabéns pela sua iniciativa e do maridão! Obrigada pela visita, bjinhos

  2. Juliana Amado08/01/13 • 10h22

    Eu uso pasta sanfonada lá em casa para guardar as contas pagas e não separo por mês, mas por conta: condomínio, luz, gás, celular, cursos… contas a pagar deixo numa caixa, misturado mesmo, que é pra pegar tudo e levar pro banco. E os documentos ficam numa caixa só para eles. Essa parte está ok.
    O meu problema são as gavetas. Não consigo deixar os papéis arrumados… é aquela zona de durex, grampeador, pedaços de papel com anotações…
    Beijos.

    • Rafaela Oliveira08/01/13 • 21h55

      Juliana, a pasta sanfonada é uma mão na roda e não ocupa muito espaço. Quanto a gaveta, aos poucos você vai conseguindo deixá-la em ordem.Invista nos organizadores de gavetas para ajudar e pegue um dia chuvoso para mandar ver! Bjinhos

    • Juliana Amado10/01/13 • 09h25

      Vou me esforçar! Quando eu conseguir, te conto o resultado!

  3. Vani Oliveira Sousa08/01/13 • 13h41

    Dica maravilhosa, vou começar a organizar hoje!

    • Rafaela Oliveira08/01/13 • 21h52

      É isso aí Vani! Depois conta como foi a sua experiência, bjinhos e boa sorte

  4. Josy Santos08/01/13 • 17h43

    Semana passada resolvi organizar os comprovantes das contas do cartão de crédito e carnês. Quando me deparei com tanto papel, quis tocar fogo em tudinho (brincadeirinha..rss), mas rasguei todos que eram dos anos de 2009 para trás. Espero não ter problemas por isso. Vou aguardar o comprovante de pagamento anual e me desfazer do resto. Papel realmente é algo que aqui em casa tenho em excesso. Umas das minhas metas desse ano é diminuir tudo que puder.
    Vou aproveitar umas pastas sanfonadas que tenho aqui para guardar os comprovantes deste ano. Valeu a dica!!
    Beijão!!

    • Rafaela Oliveira08/01/13 • 21h58

      Papel se você deixar vira uma montanha e precisa de coragem (muita)para achar qualquer um que esteja procurando rs! Tenho certeza que a pasta sanfonada vai ajudar muito:) Depois me conta, bjinhos e uma ótima semana

  5. Denise C. N. Neves09/01/13 • 08h49

    Rafa, estou amando o seu blog… acho que já lí todas as postagens!! :)… Sou uma verdadeira traça, amo papel (sou contadora/ advogada/ professora universitária)… então, uma boa organização é essencial! Sou usuária das pastinhas sanfonadas e das pastas catálogo (aquelas com saquinhos plásticos), são excelentes pra guardar certificados, tabelas, etc.
    Estou amando as suas dicas, e colocando tudo em prática!!
    Parabéns…
    Beijos!

    • Rafaela Oliveira10/01/13 • 19h33

      Denise que bacana,fico muito feliz! As pastas de catálogo eu não citei, mas são perfeitas para organizar. Uso elas para organizar os trabalhinhos escolares da minha filha. Fica organizado, prático e dá prazer em procurar rs. Qualquer dica, estou a disposição! Boa sorte, bjinhos e um ótimo final de semana

  6. Ana Paula G Mendes07/02/13 • 16h09

    Parabéns! Adorei o post.

  7. Anonymous20/03/13 • 10h44

    Muito legal…. Muito util pra mim este post.
    Obrigado,

  8. Nayara Rodrigues28/03/13 • 10h58

    Olá Rafaela,
    Suas dicas me deram ânimo…
    A poucos dias fiz uma arrumação, mas sabe quando vc ainda acha que está uma bagunça?
    Eu acabei minha faculdade agora e guardei tudo, TUDO mesmo, fiquei 4 anos escrevendo em cadernos,e nao queria guardar só pra prova e fiquei com tudo.
    Vou tirar uma foto do meu guarda roupa pra ver se você consegue me ajudar.
    Pois sou louca por arrumação,mas não sei por onde começar!

    beijuu
    Nayara

    • Rafaela Oliveira03/04/13 • 23h52

      Olá Nayara ! Tente organizar aos poucos. Se fizer tudo de uma vez só, vai ficar cansada e talvez possa até desistir… Mais isso nem pensar em? rs. Um dia pegue uma gaveta, no outro uma prateleira e assim vai…tenho certeza que dará super certo! Bjinhos

  9. in verbis13/04/13 • 10h29

    Olá, Qrida! Estou adorando o seu blog, além das dicas, é um estímulo à organização. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Eu guardo os manuais e certificados de garantia dos eletrodomésticos e portáteis em sacos tipo “zip lock”, dentro de pastas de elásticos, como você faz, ou caixas box.
    Beijos,
    Ingrid

    • Rafaela Oliveira15/04/13 • 21h25

      Obrigada Ingrid! Estes saquinhos são ótimos para organizar muitas coisas, inclusive a papelada! Volte sempre, tá? Bjinhos

  10. Anonymous22/04/13 • 02h46

    Oi Rafaela, você tem alguma dica pra quem não tem a sua rotuladora? Há uma fita adesiva que dá pra escrever. Fica bom? É a melhor solução? Obrigada. PS: Parabéns pelo seu trabalho. Dá pra sentir que você faz com muito prazer. Bj, Flavia

  11. RaQuel Charles16/05/13 • 11h04

    Oi Rafaela, seu blog é muito útil para mim.
    Gostaria de saber aonde encontro essas caixas de plásticos menores para organização das gavetas e dos armários.
    E o organizador em módulos.

    Adoro seu trabalho !!!!

    Parabéns !!!!

  12. Tatiana Elizabeth05/08/13 • 20h48

    Farei isto no meu escritório.

  13. Carla Quintiliano22/08/13 • 16h48

    Olá, estou adorando seu blog! Adoro organização, mas confesso que sou muitoooo indecisa na hora de arrumar as coisas, nunca sei onde colocar, rsrs…
    Vc tem alguma dica para organizar artigos científicos, cadernos antigos de facul, esse tipo de coisa, que não queremos nos desfazer, mas q tb não usamos com frequência?

  14. Mylena25/09/13 • 12h22

    Oi Rafa! Tudo bem?
    Seus comentários, como sempre, são muito úteis para mim – aliás, para todos!
    Como você organiza as fotos dentro das caixas?
    Bj
    Myla

  15. Fernanda Camarero11/01/15 • 10h45

    Ola, descobri seu blog essa semana e estou apaixonada… Amando suas dicas!!! Queria comprar uma rotuladora! Qual vc indica?
    Obrigada

  16. Dianna Danger28/01/15 • 21h45

    Obrigada por compartilhar, ajudou muito!

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home