18 dez 2012
6 Comentários
Decoração

Mesa arrumada – talheres, pratos e taças no lugar certo

Diversos tipos de garfos, facas e colheres, além de taças de formas e tamanhos diferentes, mas o que usar por primeiro? Se a localização destes itens na mesa dá um nó na sua cabeça, sem problemas, aprenda as regrinhas e arrase na etiqueta!

Mesa



Coloque na mesa apenas o que é necessário de acordo com o cardápio.

A disposição dos talheres obedece à ordem em que serão usados, de fora para dentro. As facas ficam à direita, com o corte virado para o prato, e os garfos, à esquerda. As colheres são para os caldos: a maior acompanha o prato fundo comum e a menor é para a sopa servida na tigelinha (se tiver).
No alto do sousplat (base que recebe o prato), vão os talheres de sobremesa. Observe que a colher e faca têm cabos virados para a direita e o garfo fica ao contrário.
O guardanapo de pano já dobrado (com ou sem argola), pode ficar sobre o prato ou à esquerda dele.
Coloque o pratinho de pão no alto, à esquerda. O lado oposto fica reservado às taças, em linha reta ou na diagonal. A de águia mais no centro, depois as de espumante, vinho tinto e vinho branco, nessa sequência.
O chá ou café pode ser servido à mesa ou posteriormente, em outro lugar na casa.

Taças


Os sommeliers (lê someliês), estudiosos das variedades de vinho, não dispensam as peças de cristal transparente, bem fino, que permite analisar a coloração da bebida. Já existem versões mais em conta de vidro e até descartáveis.
Água- são sempre as maiores e podem ou não ter pé. Como a água não tem sabor que possa ser alterado, pode permanecer mais tempo em copos.
Espumante- ela é fina e direciona a fervência e os aromas para o nariz e a boca.
Vinho tinto- sua taça é menor do que os de tinto. Pode ser usada também para vinhos rosés.
Vinho tinto- o bojo (corpo) é mais curto e largo e dá mais espaço para o oxigênio interagir com a bebida e liberar os seus aromas.


Boas festas!!!
Gostou? Compartilhe:
6 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

6 Comentários
  1. Olá. sei que pode ser uma dúvida boba, mas é a minha: O prato de sobremesa, ficando acima do prato maior, durante o jantar, no momento da refeição principal, onde ficará o prato de sobremesa?

    • Oi Lis tudo bem? Hoje é mais difícil o prato de sobremesa ficar na mesa, ele vem depois. Mas, se no restaurante tiver o prato de sobremesa na mesa, coloque-o no ladinho ou peça para o garçom retirá-lo para não atrapalhar. Espero ter ajudado, bjinhos

    • Anonymous

      Era essa minha dúvida, tudo muito lindo, mas onde fica o prato de sobremesa??? pode ser taça de sobremesa tb ou o melhor é o pratinho mesmo?

    • Anonymous

      adorei seu blog,parabens !Da proxima vez, da para fazer uma mesa onde o prato principal e peixe?E para o dia a dia, tem como arrumar uma mesa bonita, mesmo que o cardapio seja muiiitooo simples? Obrigada pelas dicas, beijao

  2. Anonymous

    Muito boas suas dicas ! Parabens, Tenho uma duvida sobre o pratinho do pão : Quando o pãozinho chega, eu deixo o pratinho no lugar que estar e estico o braço para alcançar o mesmo cada vez que eu for comer um bocado
    ??
    grata Vanusa

  3. cacilda muiambo

    estou muito feliz com as dicas, gostava de ter mais . obrigada