Decoração
11 set 2012

Como organizar uma festa infantil em etapas

Organizar uma festa infantil não é um bicho de sete cabeças, dá um pouco de trabalho, é claro, mas se você se organizar e fizer um plano, no dia da festa você fica tranquila e aproveita o dia mais especial do seu filho. Para ficar mais fácil separei em etapas:

Leia também o link: ” Organizando e decorando o aniversário da minha filha“.

uV6X2l3seRmYCPg5Tgy3B45mSru7M3N-bH7Iw7e0E1Y[1]

1- Planejamento. Antes de qualquer coisa você precisa definir onde e quando vai fazer a festa e se preparar pelo menos uns vinte dias com antecedência, assim fica mais tranquilo escolher cada item e você encontra tudo mais fácil e sem stress (e dá pra ganhar descontinhos). Você pode escolher fazer em buffet (normalmente fica mais caro)  ou botar a mão na massa e fazer em casa ou no salão de festas (precisa de algum tempo disponível). Se você não dispõe de tempo, talvez a melhor solução seja o buffet.

2- Tema da festa.O tema da festa fica por conta dos pais ou do filho (quando maiores já querem escolher o tema que gostam mais). Escolha o que fica melhor para você e o seu bolso. Quando escolher, veja se nas lojas de festas tenha itens com o tema para decorar, se não tiver, capriche nas cores.
3- Local, data e horário. É muito importante você definir o local (buffet, em casa ou em outro lugar), a data (veja se não cai em dia de semana ou feriado) e horário. Se a festa for para uma criança pequena, o melhor  é fazer a tarde para eles aproveitarem e não ficarem muito cansados.
4- Lista de convidados. Pegue um caderninho e anote o nome de todos os convidados, depois separe as crianças dos adultos para calcular a quantidade de lembrancinhas, comida e bebida que será servido na festa. Lembre-se que aniversário de 1 aninho, vão mais adultos do que crianças.
5- Calculo de comida e bebida. Se for servir salgadinhos e docinhos é muito importante calcular a quantidade para cada pessoa para evitar desperdícios. Calcule a seguinte porção individual: para adultos são em média 6 salgados, 3 doces, 5 copinhos de refrigerantes/água/suco e 1 1/2 lata de cerveja. Já as crianças, consomem em média 5 salgados, 2 doces e 4 copinhos de refrigerantes/água/suco. Lembrando que essa proporção de salgados é para o tamanho normal, e não os minis. Para o bolo, calcule umas 70 gramas por pessoa.
6- Lembrancinhas.  Encomende com antecedência, pois dependendo da quantidade e do modelo, leva um tempinho para ficar pronto. Se você gosta de fazer as lembrancinhas em casa, se programe para dar tempo de fazer tudo. Calcule uma lembrancinha para cada criança ou uma para cada família.
7- Animação e brincadeiras. Para o divertimento da criançada você pode alugar brinquedos  ou se quiser ainda, pode contratar uma pessoa para animar e cuidar das crianças nos brinquedos. Se não quiser contratar estes profissionais, encha o salão de brinquedos, papéis, lápis de cor, livrinhos, ou qualquer coisa para eles se divertirem. Dica importante: o que faz a festa ser um sucesso, não é o quanto investiu para ter as melhores coisas, e sim o anfitrião da festa, deixar os conviados sempre à vontade.
8- Fotos e filmagens. Para você aproveitar a festa e ter todos os momentos mágicos registrados, contrate um fotógrafo ou chame um amigo ou alguém da família para tirar as fotos ou filmar.
9-Roupa da aniversariante. Antes de escolher a roupinha do seu filho, lembre-se que durante a festa eles vão pular, correr, rolar no chão (ás vezes), por isso, escolha uma roupa e um calçado que seja acima de tudo confortável.
10- Listinha do que comprar na loja de festas. Quando for comprar os itens na loja, selecionei alguns como sugestão:
– balões (opcional)
– barbante ou fio de nylon
– bonecos esculpidos no isopor com os personagens do tema (opcional)
– diferentes balas e pirulitos
– pratinhos
– copinhos
– fita crepe ou dupla face
– garfinhos, colheres e faquinhas
– guardanapos
– vela
– bandejas para servir

  Uma ótima festa e divirta-se muito!

por Rafaela Oliveira
Comente aqui
43 comentários em “Como organizar uma festa infantil em etapas”
  1. Anonymous21/01/13 • 20h49

    aadorei aa dicas!

    • Paloma Valente17/03/13 • 18h20

      essa lista está sendo muito importante para o primeiro aninho do meu filho, que ainda acontecerá. Pois, ainda estou de primeira em festas infantis! (risos)

    • vanda freitas09/04/13 • 16h44

      ah !!!minha filha vai fazer seu 1º aninho e eu ja estou sofrendo com a ansiedade…olhe que ainda falta quatro meses rsrsrsr mas ja estou pesquisando que é pra sair tudo como planejo!!!

  2. Bruna Gabriela22/01/13 • 19h04

    obrigado pelas dicas ,amei!!!!!

  3. Anonymous24/01/13 • 10h11

    adorei as dicas pois quero fazer uma festinha para meu filho e ja estava preocupada sem saber por onde começar,fiquei mais tranquila e seguiirei algumas dicas….

    • Rafaela Oliveira25/01/13 • 13h23

      Não tem erro, é só se programar com antecedência que tudo ficará tranquilo! Qquer dúvida que tiver,será um prazer ajudar, bjinhos e uma ótima festa!

  4. Bon Appétit14/02/13 • 08h05

    Acabei de descobrir teu blog e amei!! Adoro programar as festas dos meus filhos (tenho 5…) e as organizo bem parecido com suas dicas…faço listas…de convidados, da comida que vou servir, do que comprar em loja de festas e dos ingredientes que vou precisar para fazer a comida..Muito obrigada por compartilhar este blog fantástico!!

    • Rafaela Oliveira17/02/13 • 17h41

      Desta forma não tem erro, dá para organizar todos os anos para todos os filhos numa boa, não é mesmo? Obrigada e parabéns! Bjão

  5. Anonymous18/02/13 • 15h10

    Linda amaei seu blog.Estou querendo fazer a festinha do meu filhinho,so q n sabia como começar pois vai ser a primeira vez q vou fazer.Mas conheci seu blog amei,otimas dicas e creio q vai da tudo certo.Muito obg por compartinhar suas dicas. bjao e boa sorte!!!!

    • Rafaela Oliveira22/02/13 • 20h45

      Olá! Fico muito feliz em saber! Que a festa do seu filho seja inesquecível! Aproveitem muito e se precisar de algo é só pedir! Depois me conta como foi rs Bjão

  6. Anonymous07/03/13 • 05h53

    Adoreias dicas!!!

  7. Anonymous22/03/13 • 14h14

    Obrigada amei as dicas.
    Minha princesa quer como temas as princesas… e ja estava perdida … ela ira fazer 4 aninhos
    obrigada

    • Rafaela Oliveira25/03/13 • 19h54

      Ah! O tema das princesas é lindo! Explore as cores e brilhos e manda ver! Qquer dúvida será um prazer ajudar! Bjinhos e tenha uma ótima festa!

  8. Francieli dos Anjos31/03/13 • 17h49

    Ameiiii as dicas, vou fazer a festa dos meus filhos do salão de festa do prédio e não sabia por onde começar.
    Foi ótimo !!!
    Você tem uma dicas de decoração baratas ?
    Como onde comprar ou coisa assim ?
    Eles querem o tema do time São Paulo
    Obrigada.
    Francieli dos Anjos
    franzinha_dosanjos03@hotmail.com

    • Rafaela Oliveira11/04/13 • 22h46

      Franciele dá uma olhada nas casas de festas, pois dá para adaptar algumas ideias de lá usando o que tem em casa. Um exemplo é comprar diferentes tamanho de bolas de isopor e pintá-las como se fossem bolas de futebol. Depois é só pendurar algumas no teto com ganchinhos… Use e abuse das cores do time, mas sem exageros é claro rss… Bjinhos

  9. Francieli dos Anjos31/03/13 • 17h50

    Supeeeer amei as dicas, vou fazer a festa dos meus filhos no salão de festas do prédio e estava sem idéias.
    Foi ótimo, um super beijo.

    • Rafaela Oliveira11/04/13 • 22h14

      Que legal que vai fazer! Dá um pouco mais de trabalho, mas fica tudo do seu jeitinho e dos seus filhos. Eles vão amar com certeza! Depois manda fotos pra gente ver aqui! Bjinhos e boa sorte

  10. Daiana Costa08/04/13 • 15h36

    super dicas, tó organizando a festa do meu filho em casa… Ameiiii

    • Rafaela Oliveira11/04/13 • 22h15

      Que bacana Daiana! É só seguir as dicas que não tem erro, vai dar tudo certo! Bjinhos e tenha uma festa maravilhosa cheia de alegrias

  11. Anonymous13/04/13 • 10h17

    estou com dificuldades para dividir os convidados q é em média 110 pessoas e o espaço é pequeno,o que eu faço quantas mesas e como organizar?obgd!

    • Rafaela Oliveira15/04/13 • 21h22

      Olá! Se tem um espaço pequeno, será dificl destinar mesas para todos. Use e abuse de bancos, cadeiras e almofadões para eles sentarem. Afaste os móveis para deixar a circulação mais livre. Você pode até deixar a iluminação mais leve para deixar o ambiente aconchegante. Espero ter ajudado, bjinhos

    • Anonymous16/04/13 • 23h45

      olá! muito obragada pela ajuda gostaria de mais idéias porque o espaço kb umas 20 mesas e o resto dos convidados o q fazer? sim,vou contratar uma cama elastica para as crianças obg…..

      Thaty Souza

  12. Renata29/04/13 • 22h15

    Muito legal Rafaela. Obrigada! Uma dica legal que eu sempre dou para minhas amigas é enviar convites online. Você consegue ter a confirmação dos convidados e enviar o convite por e-mail e Facebook. Eu simplesmente adorei! Eu usei a InviteBox para os convites – http://www.invitebox.com.br

    • Rafaela Oliveira03/05/13 • 08h01

      Nesse site tem vários modelos lindíssimos! A maioria dos convites foi entregue por mail, é muito mais prático, né? Obrigada pela dica, bjinhos

  13. Janaina Karla31/05/13 • 19h06

    vou fazer a festinha do meu filho em casa e, pela primeira vez, sozinha, sem apoio profissional. Não sabia a média de quantidade de comida/bebida para cada convidado, por exemplo. Valeu a dica!!

  14. P@trick06/06/13 • 18h50

    olá Tudo bem gostei muito dessa suas dicas eu tenho uma página no facebook sobre dar assistência para as pessoas nas festa,e gostarei de publicar essas dicas lá na minha página e indicando aonde é a fonte….eu queria uma resposta..abraços..

  15. Vanessa Ramos09/07/13 • 17h12

    Minha filha vai fazer 1 aninho em dezembro. .. e nao quero fazer uma festa com muita frescurinha… o tema é moranguinho baby.
    Adorei as suas dicas!

  16. CHRIStIANE RAMOS06/08/13 • 13h41

    Oi Vanessa, vi seu post quanto a festa no tema moranguinho baby, posso ajudar se quiser.
    http://poaxadrez.blogspot.com.br/

  17. Anonymous24/09/13 • 10h16

    ola, bom dia, estou organizando a festa dos meus 2 filhos juntos, um de 2 e o outro de 4, vai ser uma media de 80 convidados, eu nw estou kerendo contratar graçons, eu gostaria de uma opniao, de como servir os salgados, em que tipo de pratos ou bandejas, desde ja agradeços as dicas, Naomi

  18. DONA FOFA ɷ("ړ)ɷ28/10/13 • 09h04

    Adorei suas dicas!

  19. fabiana santos03/01/14 • 15h14

    me de dicas do que compra para coloca na mesa gulosemas!!??

    • Rafaela Oliveira03/01/14 • 16h52

      OIá Fabiana, elas gostam muito de confete, pirulitos, balas, marshmallow, entre outros… Bjinhos

  20. vou fazer a festa da minha filha q vai fazer tres anos e quero fazer com tema da jolie vc pode me dar umas dicas não vou ter ajuda profissional eu mesma vou fazer desde ja obrigado bjo

Navegue pelas categorias
Voltar para a Home