13 jul 2015
9 Comentários
Organização

Dicas de como dividir as tarefas da casa entre o casal

Esses dias, recebi um e-mail de uma leitora pedindo ajuda. Ela é casada e adora uma casa organizada. O maridão, é desorganizado e não ajuda com as tarefas da casa, ops ajuda sim, a bagunçar. Essa história é muito comum, pois retrata a vida de muitos casais, cujo a esposa ou o marido não ajudam nas tarefas da casa. Organizar e deixar tudo limpinho acaba sendo um esforço sem sucesso, pois daqui algum tempo tudo volta ao caos de antes. Para ajudar essa leitora e também várias outras pessoas que passam por essa situação, montei algumas dicas simples e que poderá ajudar muito:

Leia também o post: Como incentivar o trabalho da família na casa

casa

 

Email da leitora Maria:

Maria: “Olá tudo bem? Sou casada a 1 ano e 5 meses, trabalho fora e não tenho muito tempo para cuidar da casa. Meu marido não me ajuda e chego em casa cansada… O que eu faço para poder manter minha casa em ordem? Me dá até desânimo de ver tudo bagunçado e ter que fazer  tudo sozinha. Eu saio primeiro do que ele para trabalhar, e ele não arruma a cama, não lava uma louça, não faz nada e, a hora que chego em casa, sempre tem louças, copos sujos na sala, pratos na cama, roupas para lavar, enfim tudo bagunçado. Espero que você possa me ajudar com suas dicas, muito obrigada!”

Sugestões e S.O.S Organize sem Frescuras!

Passo 1: conversa

As conversas ajudam muito a pontuar os problemas. A sugestão que dou para a Maria ou para você que está passando por isso é ter uma conversa sincera e mostrar os benefícios da organização e da limpeza da casa. A organização deixa a casa mais prática e você aproveita melhor o tempo. A limpeza deixa o ambiente muito mais saudável. Vale ressaltar que 5 minutos perdidos por dia procurando algo, totaliza um tempo perdido de mais de 2 horas no final do mês. Duas horas a mais, dá para iniciar um novo projeto, aproveitar com a família, amigos, enfim aproveitar a vida! A organização traz benefícios não apenas na casa, ela vai muito além disso, ela transforma a vida.

 

The-5-Love-Languages

 

Passo 2: divisão de tarefas

Acredite, organizar e limpar a casa podem se tornar tarefas muito divertidas. Quer uma ajudinha? Coloque no papel todas as tarefas da casa, ex: lavar louça, limpar o quarto, organizar as roupas, …. Peça para seu companheiro (a), escolher as tarefas que gosta mais ou tem mais facilidade. Divida as tarefas e troque-as entre vocês mais para frente (estipule um tempo). Na hora de executar as tarefas, coloque suas músicas prediletas para tocar. Vale até mesmo as músicas do tempo de namoro ou músicas que lembrem coisas positivas ou animadas. Faça listas e vá checando no final de cada tarefa cumprida. Estipule tempo para cada tarefa e veja o que funciona melhor para vocês. Aqui tem algumas sugestões de posts para ajudar:

Organizando a rotina doméstica

Checklist para quem não tem tempo ou trabalha o dia todo

Organize a casa em 15 minutos

 

we-can-do-it

 

Passo 3: tire fotos

As imagens causam impacto visual. Tire fotos do Antes da organização e o Depois. Fixe-as num cantinho da casa. Tenho certeza que seu companheiro (a) vai pensar duas vezes antes de bagunçar novamente.

bagunç

Foto tirada do Google Images

 

Passo 4: cada objeto em seu lugar

Para organizar e manter a casa em ordem, destine lugares específicos para tudo. Pense que cada objeto ou roupa deve voltar para casa antes de você dormir. Conte com ajuda de caixas e produtos organizadores, e identifique com etiquetas o conteúdo de cada caixa. Dessa forma fica muito mais fácil devolver qualquer coisa no lugar correto, experimente!

caixas

 

Passo 5: organização no ato!

Sei que o tempo voa, mas se você quiser aproveitar melhor o tempo, quando for tirar qualquer coisa fora do lugar, devolva imediatamente no lugar. Sujou um pratinho e um copo, lave-os em seguida. Você vai perder menos de 5 minutos lavando. Se preferir, pode levar um tempão depois lavando todas as louças entulhadas na pia. Lembre-se: ter um tempo a mais no dia é: namorar, ler um livro, ficar de pernas para o ar,…. O que prefere?

 

organize

 

Passo 6: hábito

Transforme a organização e a limpeza como um hábito. Procure repetir as mesmas tarefas durante aproximadamente 30 dias. Depois desse período, as tarefas virarão automáticas, farão parte da rotina, e melhor, com a prática, você perderá muito menos tempo executando a tarefa. Resultado? Tempo X Qualidade de vida!

cora

Espero que as dicas possam ajudar. Ah! Esqueci de mencionar, quem cumprir todas as tarefas, ganha um presentinho no final :) Selecione um presentinho, por que não um jantar?  Com certeza ele (a) merece!

Bjinhos

Rafa

Gostou? Compartilhe:
9 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

9 Comentários
  1. miriam silvestre

    amo suas dicas super beijos

  2. Oi Rafaela, estou sempre aqui pelo teu blog vendo as novidades :) Acho uma pena que ainda existam casais que não consigam dividir as tarefas, parece uma ideia tão ultrapassada não? Bem legal a ideia das fotos para mostrar o antes e depois, acho que deve dar um impacto legal para os pequenos também!

    Uma dúvida que não é relacionada ao post, se puder me ajudar. Vi o teu calendário de arquivos do blog e achei muito legal, então tentei implementar no meu algo similar. Só que o que peguei tem um problema pois marca também os dias que, por um motivo ou outro, tem um post de rascunho. O teu também tem esse problema? Ou como tu gerencia os rascunhos de posts?

    Obrigada!

    http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/

  3. Bruna

    Tive um problema similar, e agi como manda o artigo. Conseguimos organizar tudo e nos acertar, mas também tive que tentar entender o lado dele e nos adaptarmos no quesito louças..
    Como ele usava um copo novo cada vez que tomava água e não abria mão, passamos a comprar copos descartáveis, e acredite: a briga por louça suja quase não acontece!

  4. andrea

    muito bom , as suas ideias!

  5. Deucinete Cantão

    Olá, tudo bem, gostei muito das suas dicas e gostaria de uma ajudinha se for possível:
    Com a crise, tive de dispensar minha diarista e moramos em casa eu, meu marido e dois filhos, um de dezenove e outro de treze anos. Será que você tem alguma tabela com tarefas da casa para os quatro membros respeitando as idade dos filhos, um estuda pela manhã e outro estuda a noite (,mais velho), eu trabalho fora e meu marido também, será que dava pra montar um esquema? Posso contar com sua ajuda?

  6. Adorei suas dicas!!
    Sobre dividir as tarefas de casa, me considero uma mulher de sorte, meu marido me ajuda muito tanto com a casa quanto com nossa filha que ainda é pequena. O resultado é que juntos fazemos tudo mais rápido e ainda sobra um tempo para aproveitarmos. Acredito que companheirismo e empatia sejam muito importantes em um relacionamento, o dialogo é fundamental sempre.

  7. Oi Rafaela! Adoro os seus textos e sempre visito quando estou buscando inspirações para organizar a minha casa!
    Tenho um blog sobre casamento e vida a dois, e estou querendo fazer um post com as ideais deste aqui, fazendo referência ao seu blog!
    Beijo grande!

    • Olá Thais tudo bem? Claro, pode sim ;) Depois quero ver rss Obrigada! Bjinhos Rafa

      • Oi Rafa! Publiquei hoje o post com as suas dicas! O link está no espaço reservado pro website. Aguardo sua visita e considerações! Beijos e obrigada sempre por nos inspirar!