30 mar 2017
7 Comentários
Organização

5 Dicas para você Organizar o Cardápio da semana toda!

Quer facilitar os preparos das refeições? Organizar o cardápio da semana é ganhar tempo, montamos uma lista do supermercado mais precisa, economizamos no fim do mês e evitamos desperdícios de alimentos. Para ajudar na organização do cardápio, convidei a nutricionista Daniela Rau para dar 5 dicas para você organizar o cardápio da semana toda. Vem ver!

 

 

 

 

 

Sugestão de Cardápio para o Almoço  feito pela  nutricionista Daniela Rau Sperandio

**Adapte substituindo seu alimento preferido e de acordo com as suas necessidades.

 

Procure ajuda de um  nutricionista para saber exatamente a quantidade necessária para cada pessoa ingerir, de acordo com seu objetivo, idade, sexo e atividade física, etc.

Para fazer o processo de branqueamento da couve-flor e brócolis, basta colocá-los no vapor por 3 minutos e depois deixá-los por 5 minutos numa bacia com água e gelo.

Na higienização dos demais vegetais, primeiramente lavá-los em água corrente e depois deixá-los de molho por pelo menos 15 minutos numa solução de 1 litro de água para 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou conforme indicação do fabricante (você encontra em lojas de hortifruti). Após o molho, lavar em água corrente.

Para fazer o molho de tomate caseiro que você irá utilizar no macarrão e no frango, coloque no liquidificador 4 tomates, 1/2 cebola e 1 cenoura. Refogue 3 dentes de alho com ½ cebola e acrescente a mistura do liquidificador, assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até o ponto que você queira deixar seu molho.

Para quem mora sozinho e trabalha fora, uma sugestão é utilizar a técnica da salada de pote. Pegue um pote de vidro vazio (pepino ou azeitona em conserva)  e na camada de baixo coloque um molho vinagrete (pimentão, tomate, cebola, vinagre, pimenta, limão). Na camada do meio irão os vegetais mais “pesados” como cenoura ralada, beterraba ralada, brócolis, couve-flor, tomate, repolho e por último, na camada de cima, você colocará os folhosos como alface, rúcula. Essa salada de pote dura de 5 a 7 dias na geladeira.

Reserve em torno de 2 horas do teu final de semana para cozinhar e preparar todos os alimentos desta sugestão de cardápio semanal. Para porcionar os alimentos preparados você têm duas opções: fazer uma marmita por dia e por pessoa (Exemplo: num pote de vidro você coloca o arroz, feijão e a carne) e congelar. Ou pode congelar por alimento (Exemplo: colocar o feijão num pote, o arroz em outro e cada carne separada por pote). Os alimentos que serão consumidos até quarta-feira podem ser armazenados na geladeira (caso você cozinhe no domingo) e os que serão consumidos na quinta e sexta devem ser congelados. Para descongelar, retire do freezer um dia antes de consumir e coloque na geladeira.

Lembre-se: para gastar menos e comer com melhor qualidade é necessário se organizar!!!

Se tiver qualquer dúvida , entre em contato com a Dani pelo e-mail nutricaonutribem@gmail.com

Não deixe de acompanhar mais dicas no Instagram @nutriatividade

 

Espero que tenha gostado!

Bjinhos

 

Gostou? Compartilhe:
7 Comentários
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

7 Comentários
  1. Meire

    Oi, Rafa.. ótimo post, bem explicadinho. Onde eu baixo essa lista de compras linda da foto? Beijo pra vc

  2. Eu sempre uso o cardápio para montar minha lista de supermercado, assim eu não esqueço nada nem trago itens desnecessario para casa

  3. María Eliane dá Silva costa

    Ameiiii suas dicas

  4. Fefa

    Amei! To indo morar sozinha, e nunca achei algo detalhado, do tipo metódica pra me arrumar…..qdo especifica uma mulher independente…que sai de casa cedo e só volta pra dormir a note em casa…trabalho e estudo!

  5. Sandra Zugaib

    Amei as dicas, obrigada. Gostaria de saber se posso fazer os potes de saladas sem o vinagrete, ou precisa dele para tipo conservar?

  6. katia Barrozo

    Adorei a postagem.Acompanho o organize sem frescuras e a nutricionista Daniela(@nutriatividade ) no Instagram e You Tube.
    Vale a pena o acesso, são dicas úteis que facilitam e enriquecem o nosso dia a dia.
    As duas são super atenciosas , e sempre dão atenção aos seus seguidores.
    Obrigada.