Blog Organize sem Frescuras!
30 mar 2017

5 Dicas para você Organizar o Cardápio da semana toda!

Quer facilitar os preparos das refeições? Organizar o cardápio da semana é ganhar tempo, montamos uma lista do supermercado mais precisa, economizamos no fim do mês e evitamos desperdícios de alimentos. Para ajudar na organização do cardápio, convidei a nutricionista Daniela Rau para dar 5 dicas para você organizar o cardápio da semana toda. Vem ver!

 

 

 

 

 

Sugestão de Cardápio para o Almoço  feito pela  nutricionista Daniela Rau Sperandio

**Adapte substituindo seu alimento preferido e de acordo com as suas necessidades.

 

Procure ajuda de um  nutricionista para saber exatamente a quantidade necessária para cada pessoa ingerir, de acordo com seu objetivo, idade, sexo e atividade física, etc.

Para fazer o processo de branqueamento da couve-flor e brócolis, basta colocá-los no vapor por 3 minutos e depois deixá-los por 5 minutos numa bacia com água e gelo.

Na higienização dos demais vegetais, primeiramente lavá-los em água corrente e depois deixá-los de molho por pelo menos 15 minutos numa solução de 1 litro de água para 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou conforme indicação do fabricante (você encontra em lojas de hortifruti). Após o molho, lavar em água corrente.

Para fazer o molho de tomate caseiro que você irá utilizar no macarrão e no frango, coloque no liquidificador 4 tomates, 1/2 cebola e 1 cenoura. Refogue 3 dentes de alho com ½ cebola e acrescente a mistura do liquidificador, assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até o ponto que você queira deixar seu molho.

Para quem mora sozinho e trabalha fora, uma sugestão é utilizar a técnica da salada de pote. Pegue um pote de vidro vazio (pepino ou azeitona em conserva)  e na camada de baixo coloque um molho vinagrete (pimentão, tomate, cebola, vinagre, pimenta, limão). Na camada do meio irão os vegetais mais “pesados” como cenoura ralada, beterraba ralada, brócolis, couve-flor, tomate, repolho e por último, na camada de cima, você colocará os folhosos como alface, rúcula. Essa salada de pote dura de 5 a 7 dias na geladeira.

Reserve em torno de 2 horas do teu final de semana para cozinhar e preparar todos os alimentos desta sugestão de cardápio semanal. Para porcionar os alimentos preparados você têm duas opções: fazer uma marmita por dia e por pessoa (Exemplo: num pote de vidro você coloca o arroz, feijão e a carne) e congelar. Ou pode congelar por alimento (Exemplo: colocar o feijão num pote, o arroz em outro e cada carne separada por pote). Os alimentos que serão consumidos até quarta-feira podem ser armazenados na geladeira (caso você cozinhe no domingo) e os que serão consumidos na quinta e sexta devem ser congelados. Para descongelar, retire do freezer um dia antes de consumir e coloque na geladeira.

Lembre-se: para gastar menos e comer com melhor qualidade é necessário se organizar!!!

Se tiver qualquer dúvida , entre em contato com a Dani pelo e-mail nutricaonutribem@gmail.com

Não deixe de acompanhar mais dicas no Instagram @nutriatividade

 

Espero que tenha gostado!

Bjinhos

 

por Rafaela Oliveira
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7 comentários em “5 Dicas para você Organizar o Cardápio da semana toda!”
  1. Meire30/03/17 • 13h52

    Oi, Rafa.. ótimo post, bem explicadinho. Onde eu baixo essa lista de compras linda da foto? Beijo pra vc

  2. micileide31/03/17 • 07h59

    Eu sempre uso o cardápio para montar minha lista de supermercado, assim eu não esqueço nada nem trago itens desnecessario para casa

  3. María Eliane dá Silva costa31/03/17 • 13h00

    Ameiiii suas dicas

  4. Fefa01/04/17 • 22h43

    Amei! To indo morar sozinha, e nunca achei algo detalhado, do tipo metódica pra me arrumar…..qdo especifica uma mulher independente…que sai de casa cedo e só volta pra dormir a note em casa…trabalho e estudo!

  5. Sandra Zugaib03/04/17 • 12h43

    Amei as dicas, obrigada. Gostaria de saber se posso fazer os potes de saladas sem o vinagrete, ou precisa dele para tipo conservar?

  6. katia Barrozo07/08/17 • 12h29

    Adorei a postagem.Acompanho o organize sem frescuras e a nutricionista Daniela(@nutriatividade ) no Instagram e You Tube.
    Vale a pena o acesso, são dicas úteis que facilitam e enriquecem o nosso dia a dia.
    As duas são super atenciosas , e sempre dão atenção aos seus seguidores.
    Obrigada.

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